Com percurso de 17 quilômetros entre a Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no centro de Montanha, e o Santuário Diocesano do Imaculado Coração de Maria, no distrito de Vinhático, a V Romaria da Fé será neste sábado, dia 24. “Você que já participou, ou que pretende participar pela primeira vez, venha viver este momento penitencial da Quaresma”, convoca o pároco de Montanha, padre Eclério.
O tema da romaria deste ano é “Somos um povo que caminha em busca da superação da violência”, em alusão à Campanha da Fraternidade, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com orações, reflexões e gestos concretos por uma sociedade menos violenta.
A saída da romaria está marcada para 14h. Conforme o padre Eclério, este é um momento de fé, peregrinação e penitência da Igreja, que acontece anualmente na véspera do Domingo de Ramos, dia em que tem início a Semana Santa.
Durante o trajeto serão feitas orações e cantados hinos penitenciais e outros que tratam da temática da Campanha da Fraternidade. Um trio elétrico acompanhará os romeiros. A organização pede que os fiéis levem água e usem roupas frescas e calçados baixos.