Notícias

6 de agosto de 2023

Vocação Sacerdotal


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Mensagem do bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó aos Presbíteros

São Mateus-ES, 06 de agosto de 2023.

“Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”
(1 Pedro 5:2,3).

Amados presbíteros,

“Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho, desde o primeiro dia até agora. Eis a minha convicção: aquele que começou em vós tão boa obra, há de levá-la a bom termo, até o dia do Cristo Jesus. É justo que eu pense isto a respeito de todos vós, pois vos trago no coração […] e isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça ainda e cada vez mais, em conhecimento e em toda percepção, para discernirdes o que é melhor” (Fl 1,3-11).

Neste primeiro domingo de agosto, dia dedicado ao ministério ordenado (Bispo, Presbítero e Diácono) faço minhas essas sábias palavras de são Paulo, para dedicá-las a vocês caríssimos irmãos presbíteros.
Chamado por Deus para apascentar o seu rebanho, todo presbítero deve dizer em primeiríssima pessoa ao povo de Deus que lhe foi confiado: “Trago-vos no meu coração”. Essa deve ser a sua consolação e a razão do seu ser e do seu viver. Cuidar do rebanho de Cristo, dando a este tudo o que tece a existência: amor, afeto, ternura, consolação, perdão, encorajamento nos momentos difíceis. A própria vida deverá ser a verdadeira alegria de um coração consagrado ao Senhor e ao seu povo.

O presbítero não é somente as mãos que consagram, mas a Eucaristia, que se consome no amor e na missão, conquistado pelo ideal de serviço, a exemplo do Cristo Bom Pastor e servo por amor, “que veio para servir e não ser servido” (cf. Mc 10,45).

Como é bom reconhecer, agradecer e celebrar com grande júbilo a vida e a importância de cada presbítero em nossa história, solene dádiva de Deus em nossa Igreja.

Obrigado a todos os presbíteros pela nobre missão de serem comigo cooperadores, conselheiros no ministério e no múnus de ensinar, santificar e apascentar o povo santo de Deus.

Clamo a Deus, nosso Pai, saúde, proteção, bênçãos e graças a todos vocês e a todos que rezam por vocês.

Fraternamente!

Dom Paulo Bosi Dal’Bó
Bispo Diocesano.