Seminário Maior São Mateus

Reitor

Padre André Luciano Masarim

FT-Pe.-André-Luciano-Masarim

O Seminário Maior São Mateus destinado aos seminaristas maiores, foi erigido pelo decreto diocesano de 09 de fevereiro de 1976; após alguns anos de funcionamento em Belo Horizonte, foi transferido em 1982 para a periferia da Grande Vitória – Município da Serra, iniciando assim uma nova fase na formação do clero local, num contexto de novo despertar vocacional. Entre os anos 1986 e 1995 houve a experiência de duas casas independentes, uma para filosofia e outra para teologia. Contudo, o número sempre escasso de candidatos, fez com que as casas se unificassem. Os primeiros frutos desta nova fase começaram a surgir em 1988 com a ordenação de um presbítero e três diáconos na inauguração da nova Catedral. Devido às mudanças de mentalidade, espaços insuficientes e reunificação das casas a equipe de formação começou a pensar, em 1996, na possibilidade de uma ampliação da casa da filosofia. Porém se tornou inviável pelo fato de o terreno ser mínimo.

Tentou-se ampliar a casa da teologia mas a burocracia impediu ao ponto de se desistir desta ideia e partir para aquisição de um novo terreno regularizado e registrado e construção de um novo seminário maior. Isto se deu no fim de julho e início de agosto de 2000. É nesta fase que a Diocese se encontra no início de milênio. O Bispo Dom Aldo, no ano jubilar dos seus 30 anos de episcopado, também celebrando os 70 anos de vida, convocou toda a diocese para celebrar o ano vocacional diocesano. Escrevendo uma carta pastoral, visitando todas as paróquias, o Bispo faz sua campanha pessoalmente, convidando jovens para ingressar nas fileiras dos vocacionados.

O lançamento da Pedra Fundamental do novo seminário maior, no dia 21 de abril de 2001, exatamente na festa da Penha, com uma bela Romaria, marcou profundamente a vida da Igreja Particular de São Mateus; sob à bênção de Nossa Senhora da Penha. No ano seguinte, a mesma Romaria retorna a Festa da Penha e no dia 06 de abril de 2002 inaugura o novo prédio do Seminário Maior de São Mateus.

O Seminário Maior acolhe os jovens que passaram pelo Seminário Propedêutico e agora dão continuidade à sua caminhada vocacional fazendo os cursos de Filosofia e Teologia, dando-os uma integração nas cinco dimensões formativas do candidato à vida presbiteral: Intelectual, Espiritual, Humano-afetiva, Comunitária e Pastoral-Missionária.

O curso de Filosofia tem duração de 3 anos na Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, para firmar os alicerces deste período com a ajuda da História da Filosofia. Já o curso de Teologia é feito em 4 anos no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia do Espírito Santo. Neste processo formativo o candidato é admitido oficialmente e recebe ministérios (leitorato e acolitato) que o preparam para receber as Ordens Sagradas (Diaconato e Presbiterato).

Seminaristas

Enilson Souza Silva Júnior