Clero / Presbíteros seculares

Origem: Montanha

Nascimento: 28/05/1976
Ordenação: 16/12/2006
Função: Reitor do Seminário de Filosofia e Teologia (Julho/2016)
Contato: (27) 3338-0064
Serra – ES

Pe. Elder é o 2º filho de uma família de 4 irmãos. Nasceu no distrito de Vinhático, então município de Conceição da Barra (hoje pertencente a Montanha). Morou no interior de Montanha, na localidade chamada Ramal da Fumaça. Recebeu ali, na comunidade N. Sra. das Graças, os sacramentos do batismo, 1ª. confissão e 1ª. Eucaristia.

Aos 11 anos mudou-se com os pais para a sede do município para completar seus estudos no ensino fundamental e no ensino médio. Fez curso técnico em Contabilidade e também em Administração de Empresas, e no mesmo período trabalhou como estagiário de um banco público. Participou das comunidades Santo Antônio (Bairro Brasília) e Matriz (Centro), onde atuou em algumas pastorais, entre as quais, Pastoral da Juventude e Liturgia.

Ingressou no Seminário Diocesano em 5 de fevereiro de 1998, fazendo um ano propedêutico no Seminário Menor em Nova Venécia, seguindo depois para o Seminário Maior em Carapina, onde cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV), concluindo seus estudos no ano de 2005.

No dia 09 de dezembro do mesmo ano foi encaminhado para fazer estágio pastoral na paróquia São Francisco de Assis (Barra de São Francisco). Foi ordenado diácono na mesma paróquia no dia 22 de julho de 2006 e transferido para a paróquia São José Operário (Ecoporanga). Em 16 de dezembro de 2006 foi ordenado padre em Montanha e permaneceu na paróquia de Ecoporanga até 14 de outubro de 2007. Transferido para São Mateus no dia 15 de outubro de 2007, exerceu a função de formador  do Seminário Propedêutico e também Vigário Paroquial. Fez a Escola de Formadores do Regional Sul-1 da CNBB, em Taubaté-SP. Exercendo a função de formador do Seminário Propedêutico João XXIII, foi nomeado Vigário Paroquial de Pedro Canário e em seguida Administrador da Paróquia de Braço do Rio. No final de 2014 foi nomeado Coordenador Diocesano de Pastoral e Vigário Paroquial de São Mateus. Continuou exercendo a função de Formador do Seminário Propedêutico João XXIII. Em 13 de maio de 2016 foi nomeado 12º Reitor do Seminário de Filosofia e Teologia em Carapina, Serra-ES.