Arquivos

Seminário Regional da 6° Semana Social Brasileira

Em sintonia com os apelos do Papa Francisco, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Leste 3, realizou no fim de semana, 02 e 03 de junho, no Centro de treinamento Dom João Batista, em Vitória, o Seminário  O Brasil que Queremos: o Bem Viver dos Povos, atividade esta da 6ª Semana Social Brasileira, com atividades e relatos das experiências e da mobilização da Igreja do Brasil e da sociedade em torno do tema: “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”.

A Semana Social Brasileira (SSB) envolve a vivência da fé, na realidade da vida, na promoção da dignidade de toda pessoa, ação política para a transformação social, na vivência do Sagrado, defesa dos direitos humanos fundamentais e da natureza.

“Reconhecemos nós, de verdade, que as coisas não andam bem num mundo onde há tantos camponeses sem terra, tantas famílias sem teto, tantos trabalhadores sem direitos, tantas pessoas feridas na sua dignidade” (Papa Francisco).

O Evento contou com a participação de nossos Bispos: Dom Lauro Sérgio Versiani, Bispo da Diocese de Colatina e presidente do Regional Leste 3,  Dom Dario Campos e Dom Andherson Franklin da Arquidiocese de Vitória, e vários padres das dioceses de São Mateus, Cachoeiro, Colatina e Arquidiocese de Vitória. O evento contou também com Palestras de assessores convidados, como: Professor Ladislau Dowbor, a Secretária-Executiva da 6ª Semana Social Brasileira, Alessandra Miranda, da CNBB Nacional, teve também mesa redonda de diálogos com convidados representantes de causas sociais. A Diocese de São Mateus, esteve presente no seminário com 14 participantes, sendo destes, 04 representantes da Diocese na Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Leste 3, Pe. Vagner Carini, Pe. Moacir Pinto, Ir. Terezinha Alves Cardoso e Ana Paula Carvalho Barbosa.

Vela comemorativa da Infância e Adolescência Missionária percorre grupos da IAM na diocese

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) está completando 180 anos de história e como parte das atividades comemorativas, cada diocese do Brasil recebeu uma Vela, que foi o símbolo escolhido para ser sinal de comunhão e memória deste aniversário de fundação da Obra. A Vela irá percorrer todos os grupos de IAM existentes em nossa diocese.
As comemorações em nossa Igreja de São Mateus, se iniciaram no último dia 21 de maio na Catedral diocesana, com a celebração da Jornada Nacional da IAM, momento em que todos os grupos de IAM da diocese estiveram em comunhão em romaria diocesana. Neste dia, a comunidade São Pedro localizada no distrito de Imburana, na Paroquia São José Operário em Ecoporanga, foi quem recebeu a Vela da IAM. Durante esses dias o grupo realizará os encontros celebrativos organizados pelas crianças e adolescentes da IAM, envolvendo familiares, amigos e toda a comunidade local.
Após completarem o roteiro com encontros de 05 dias, o grupo de IAM em sintonia com a Paróquia irá levar a Vela para a próxima Paróquia, que será Senhor Bom Jesus em Água Doce do Norte.
Sigamos alegres e confiantes nas crianças e adolescentes dessa Obra, que testemunham Jesus Cristo na vivência do Lema da IAM: “Crianças e Adolescência, ajudando e evangelizando crianças e adolescentes.”
As paróquias por onde a vela irá peregrinar, seguirá a seguinte ordem:

  1. São José Operário (Ecoporanga)
  2. Senhor Bom Jesus (Água doce do Norte)
  3. São José (Águia branca)
  4. Santa Rita de Cassia (Nova Venécia)
  5. Santa Luzia (Nova Venécia)
  6. Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança)
  7. Santo Antônio (São Mateus)
  8. São Mateus
  9. São Daniel Comboni (Guriri)
  10. Imaculada da Conceição (Conceição da Barra)
  11. São Cipriano (Jaguaré)
  12. Nossa Senhora das Graças (Vila Valério)

V Seminário da Pastoral da Educação

A tarefa educativa, o desenvolvimento de hábitos solidários, a capacidade de pensar a vida humana de forma mais integral, a profundidade espiritual são realidades necessárias para dar qualidade às relações humanas” (FT, Francisco, 2020, n.167).

A Pastoral da Educação da Diocese de São Mateus, quer convidá-lo a sentar, ouvir, conversar e partilhar um pouco sobre Educação e Fraternidade, no V Seminário. O nosso cotidiano nos convida a refletir nossas ações para melhorar a aprendizagem dos nossos filhos, netos, afilhados, educandos e catequizandos. Todos precisamos estar atentos para colaborar na melhoria das ações dos ambientes escolares. O Seminário acontecerá no dia 10/06/2023, no cerimonial São Marcos – Paróquia São Marcos das 7h30 às 12h e está destinado a todos os trabalhadores da educação, pais e/ou responsáveis, catequistas e membros de nossas Comunidades.
Venha participar desse momento.

Segue o link para você fazer sua inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVU8IjoLNSzTxWz_00fiMxRZeGUgoZVf1Vxvo3ZnvFyF1B8A/viewform?usp=sf_link

Primeiro Seminário Vocacional Nacional

“Coraçoes ardentes, pés a caminho” Lc 24,32-33

Entre os dias 19 a 21 de maio de 2023, aconteceu em Itaici – Indaiatuba (SP), o primeiro Seminário Vocacional Nacional. O encontro reuniu participantes de todo o país para juntos refletirem sobre a temática do Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão”, com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Segundo a organização do evento, cerca de 160 participantes que trabalham com as vocações nas mais diversas realidades foram recepcionados na tarde de sexta-feira no Mosteiro de Itaici/SP. O Regional Leste III foi representado por três participantes, a Irmã Anete Affonso Motta (Instituto Irmãs Milicianas de Cristo- Arquidiocese de Vitória), e os seminaristas Fabricio Soares Pardim (3º ano de teologia da diocese de São Mateus) e Jardel Martins Ferreira (2º de teologia da Arquidiocese de Vitória). Todos se reuniram para a oração inicial na igreja principal da casa e após esse momento, os participantes caminharam até o teatro, local preparado para os diálogos do encontro. Na abertura e acolhida, os participantes foram apresentados de acordo com sua região.

A assessoria dos trabalhos ficou por conta da Irmã Clotilde Prates, membro do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), que apresentou como temática do primeiro colóquio: “Problematização da realidade”, no qual debateu a situação da animação vocacional e seu cenário no país. Ainda na sexta-feira a noite, os participantes foram encaminhados em grupos para refletirem diversos temas e com o intuito de desenvolverem algum material que possa colaborar nos trabalhos vocacionais da Igreja.  

No sábado, o bispo da diocese de Novo Hamburgo (RS) e coordenador geral do Seminário Vocacional Nacional, Dom João Francisco Salm, presidiu a Celebração Eucarística, dando início às atividades do dia. O segundo colóquio do evento foi conduzido pelo padre Valdecir Ferreira, presbítero da Diocese de Apucarana (PR) e membro do Instituto de Pastoral Vocacional, refletindo sobre a antropologia da vocação sob o olhar teológico. Segundo ele, “a vocação é uma dilatação do mistério de Deus em nós”.

O terceiro colóquio se deu a partir de uma mesa redonda, que tinha como moderador, o Monsenhor Juarez Destro, eleito bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Os participantes puderam debater sobre os temas apresentados e ao mesmo tempo dirigir perguntas aos palestrantes (Ir. Clotilde, pe. Valdecir e o leigo Carlos Eduardo). Uma das pautas mais levantada pelos participantes foi acerca da humanização do processo vocacional.

No período da tarde, todos voltaram para os grupos formados na sexta-feira para, em equipe, realizar um aprofundamento, partilha de vivencias e desenvolverem os trabalhos.

Na manhã do domingo, 21 de maio, Dom Ângelo Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, presidiu a Eucaristia na Solenidade da Ascensão do Senhor. Ainda na parte da manhã, finalizando as reflexões, a mesa redonda foi retomada, permitindo uma maior participação.

Fechando os trabalhos, os organizadores do Seminário apresentaram o rascunho de uma carta aberta, que será direcionada às dioceses do país. A carta (no link) foi elaborada a partir das discussões que o Seminário levantou e refletiu, buscando novos meios para uma animação vocacional mais humana e solidária.

Carta do Seminário Vocacional Nacional:

Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil celebrou a 11ª Jornada Nacional da IAM

No último domingo, dia 21 de maio, a Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil celebrou a 11ª Jornada Nacional da IAM. Este ano ainda mais especial, pois marca a comemoração pelos 180 anos de Obra, que foi fundada no ano de 1843 pelo bispo de Nancy (França), Dom Carlos. Neste ano as crianças foram convidas a refletirem o tema “A missão se faz em comunhão” e com o lema inspirado no nosso Ano Vocacional Nacional, “Corações ardentes, pés a caminho”.

Para celebrar essa importante data os grupos de IAM de nossa diocese realizaram a 2ª Romaria Diocesana à Catedral, cerca de 420 pessoas, entre crianças, adolescentes e familiares participaram desse momento. Durante a manhã foram realizados momentos de animação e apresentações organizadas pelas paróquias. Além disso, a religiosa comboniana, Irmã Gabriela, fez um belo testemunho vocacional, fortalecendo nos corações das crianças e adolescentes o ardor missionário. Na missa festiva deste dia aconteceu a Consagração das crianças e adolescentes que se comprometeram a tornar Jesus conhecido e amado. O compromisso é rezar diariamente por todas as crianças do mundo e como sinal de solidariedade oferecer uma moedinha por mês. O cofrinho da IAM foi apresentado ao altar do Senhor pelas crianças e o valor arrecadado será enviado para as Pontifícias Obras Missionárias (POM), que encaminhará para as missões além-fronteiras, esse ano para o continente africano.

O Coordenador Diocesano da IAM, Helber Caires, reiterou que o objetivo desta romaria diocesana foi alcançado, “as famílias que estavam ali presentes acompanhando seus filhos voltaram para a casa conhecendo mais da Obra, e o mundo ganha mais crianças e adolescentes dispostos a darem testemunho de Jesus Cristo onde quer que estejam”.

Rezemos pelas crianças e adolescentes que fazem parte dessa belíssima obra, que eles sejam sempre sinais do Deus que nos envia em missão.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos” ✋🏻

Assembleia do Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Leste 3.

Entre os dias 18 e 19 de maio acontece em Vitória, no Espírito Santo, a primeira assembleia do COMISE no mais novo regional da CNBB, o Leste 3. Pe. Antônio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária e assessor nacional dos COMISEs, realizou a assessoria da assembleia.

Estão presente cerca de 60 pessoas, entre bispos, padres, formadores e seminaristas das diversas estalas de formação, incluindo formandos religiosos. Os participantes discutiram sobre as temáticas do Ano Vocacional e do 5º Congresso Missionário Nacional.

Segundo o seminarista Carlos Daniel, da diocese de Colatina e representante do COMISE no Leste 3, há algum tempo discute-se a possibilidade de organizar e fortalecer o papel do Conselho Missionário de Seminaristas no processo formativo das casas de formação do regional Leste 3. “Grandes passos já foram dados: conversa com os seminaristas e formadores, apresentação do Regimento Interno do COMISE nos seminários de Colatina e Vitória; participação das quatro dioceses no 4o Congresso Missionário Nacional e, juntamente com os Missionários do Sagrado Coração (MSC), na 1a Experiência Vocacional-Missionária Nacional em Manaus (AM), além das ações missionárias próprias de cada seminário. Vale destacar que o COMISE já encontra apoio no Conselho Missionário Regional”, destacou o seminarista.

O objetivo da assembleia é consolidar a caminhada missionária dos seminaristas através da organização do COMISE conforme o seu regimento e traçar um plano de ação conjunta em vista da missão. Ao final da assembleia espera-se eleger uma nova comissão regional do COMISE no Espírito Santo.

Nesta Assembleia foi eleita a nova coordenação do COMISE para os próximos dois anos, sendo um representante das casas formativas das dioceses e uma representação das congregações religiosas presentes no Regional Leste III.

A constituição da coordenação segue assim:

-Coordenador: Marcos Antônio de Almeida Oliveira (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim);
-Vice-Coordenador: Wellington Tolentino Gomes (Diocese de Colatina);
-Secretário: Willian Miranda Cardoso (Arquidiocese de Vitória);
-Assessores de Comunicação: Kaylan Bettim Ton (Diocese de São Mateus) e Rafael Felipe da Silva Mazzoni (Missionário do Sagrado Coração).

Formação permanente do Clero Capixaba.

Os padres da Regional Leste 03 da CNBB estiveram reunidos entre os dias 15 a 18 de Maio na casa de retiro São Francisco Xavier em Santa Isabel para a formação permanente do Clero.

Ao todo estiveram presentes, 162 (cento e sessenta e dois) padres e os 05 bispos das dioceses que compõem o Regional Leste 03(São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Arquidiocese de Vitória).

O tema refletido neste ano é a “Consciência Moral e a sua incidência na vida do presbítero: medo e fracassos”.

Nosso bispo Diocesano, Dom Paulo Bossi Dal’bó, refletiu que “este encontro além de possibilitar um conhecimento maior no campo intelectual, onde são abordados vários temas é um momento onde buscamos estreitar os laços entre nós, para caminharmos juntos, uma igreja sinodal e missionária.”

Intercâmbio de Agentes das Cáritas Paroquiais na Diocese de São Mateus.

Aconteceu no último dia 13 de Maio de 2023, o 1° Intercâmbio de agentes das Cáritas Paroquiais na Diocese de São Mateus. A sede desse encontro se deu no Centro Diocesano (CEDI) e contou com a participação de 40 agentes Cáritas, representantes de 14 paróquias e também 04 membros da Cáritas Regional/ES.

Os trabalhos tiveram início com uma belíssima apresentação das crianças e adolescentes do Projeto Margarida Gerna (Sede),onde coreografaram sobre os cuidados do Educador Social Júlio Costa, a música Casa Comum.

Parte do encontro foi assessorado pela Irmã Luzia, com o tema Sinodalidade e Espiritualidade e pela Coordenadora da Cáritas Diocesana, a senhora Ana Paula Carvalho, com a temática “O que é Cáritas?”

As equipes diocesanas também tiveram a oportunidade de apresentar um pouco das ações desempenhadas em suas respectivas paróquias e de juntos dialogarem sobre as demandas e as ações pautadas sempre na busca da sociedade do bem viver.

O encontro aconteceu em consonância com a 22° Assembleia Geral da Cáritas Internacional.

Dom Mário, arcebispo metropolitano de Cuiabá/MT e presidente da Cáritas Brasileira, compartilha conosco o sentimento de sinodalidade que está presente na trajetória da Rede Cáritas; “Sabemos que a Cáritas é um sinal da sinodalidade na Igreja como tem demonstrado toda a sua história, com capacidade de construir caminhos novos de fraternidade. De que maneira ? Pela escuta, a escuta do essencial da vida, da vida humana, através da sabedoria e do clamor dos mais pobres, até mesmo lembramos de que o Sínodo para a Amazônia foi um sinal de que a proximidade é necessária para que o processo sinodal aconteça”

2ª Romaria Diocesana da Infância e Adolescência Missionária.

Neste ano a Infância e Adolescência Missionária (IAM) comemora os 180 anos de sua fundação. É sem dúvida um momento festivo e de muita importância, oportuno para o reconhecimento desta Obra!

Como parte das atividades comemorativas, acontecerá a 11ª Jornada Nacional da IAM, em que crianças e adolescentes, de todas as Dioceses do Brasil, são convidados a refletirem sobre Tema: “A missão se faz em comunhão” e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.

Nossa Diocese, em comunhão com as ações celebrativas, realizará a 2ª Romaria Diocesana da IAM, com início na Catedral Diocesana, em São Mateus-ES, no dia 21 de maio. Durante a Missa festiva, teremos a Consagração da IAM, que simboliza de forma pública e solene a decisão das crianças e adolescentes de serem missionárias. Neste ano gracioso, esta consagração acontecerá no âmbito Diocesano, e não paroquial, como, costumeiramente, ocorre todos os anos.

No dia do Encontro, será acesa uma vela celebrativa. Esta vela foi símbolo escolhido para ser sinal da memória da história de 180 anos da Obra, a qual percorrerá todos os grupos da Infância e Adolescência Missionária existentes em nossa Diocese.

Rezemos por essa Obra e que as nossas crianças e adolescentes sintam o chamado de assumirem o protagonismo de tão lindo trabalho.

Assembleia Eletiva do Conselho Nacional de Leigos (CNLB) da Diocese de São Mateus/ES

No dia 29 de abril de 2023 ocorreu, no CEDI, a Assembleia Eletiva do CNLB Diocesano.

A assembleia contou com a assessoria do Emerson Sbardelotti. O momento formativo teve como tema: ESPIRITUALIDADE E SINODALIDADE: Caminhar juntos.

Foram ratificados para coordenar os trabalhos do Conselho de Cristãos leigos e leigas, os seguintes membros:

Presidente: Joelma Ribeiro de Oliveira/ Paróquia Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança-ES)

Vice-presidente: Luiz Carlos Sossai/ Paróquia Catedral de São Mateus (São Mateus-ES)

Tesoureiro: Paulo Chagas – Paróquia São Lucas Evangelista (São Mateus-ES)/

Vice-tesoureiro: Luiz Everaldo Bertolo – Paróquia da Catedral de São Mateus (São Mateus-ES)

Secretária: Zenilza Aparecida Pauli – Paróquia São Daniel Comboni (São Mateus-ES)

Vice-secretária: Marinalva Barros dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (São Mateus).

Na oportunidade tivemos a presença do Padre Amarildo da Cruz, assessor espiritual do CNLB Diocesano e também do Regional Leste 3 da CNBB.