O Santuário

Desde 1938, quando os primeiros moradores chegaram ao norte do estado e ocuparam as nossas matas, o pequeno povoado foi se desenvolvendo até se tornar-se Vila de Vinhático. Em setembro de 1951 com permissão do Pe. Guilherme Shimittiz foi construída a primeira capela, naquele dia o vigário trouxe uma pequena imagem do Imaculado Coração de Maria. Já em 1952 o vigário sentiu a necessidade de construir uma nova capela e incumbiu esta missão ao povo. Assim o fizeram naquela mesmo ano. Em 1954 foi celebrado o ano Mariano e em 1955 a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha visitou a povoado. Em 1959 a capela passou a ser atendia pelo Pe. Celso Duca.

A vida religiosa e social veio se organizado ao redor do Santuário, que o povo construí com fervor generoso para honrar sua gloriosa Padroeira. Em 03 de maio de 1959 Pe. Celso Duca benzeu a pedra fundamental da nova igreja e que no dia 25 de dezembro a meia noite com grande alegria, Pe. Celso abençoou a nova igreja e colocou as relíquias Santas no altar provisório e a imagem da Padroeira. No dia 22 de agosto de 1961 o então Bispo, Dom José Dalvit, Bispo diocesano, em visita pastoral, abençoou a igreja e o altar. No dia 19 de agosto de 1962 foi abençoado o carrilhão de três sinos, dedicados ao Imaculado Coração de Maria, São João Batista e Bom Jesus.

No dia 23 de setembro de 1962 chega solenemente, trazida da Itália a nova imagem da Padroeira doada pela mãe do Pe. Celso. Logo após ser introduzida na igreja a Imagem peregrinou por diversas paróquias e capelas da Diocese. Em 12 de agosto de 1963, Dom José Dalvit faz uma romaria ao Santuário pedindo sobre o Concilio Vaticano II. No dia 14 de fevereiro de 1965 foi instalada pelo Sr. Bispo Diocesano Dom José Dalvit a paróquia do Imaculado Coração de Maria.

No dia 21 de abril de 2014 o Exmo. Sr. Dom Zanoni Demettino Castro, deu início solenemente aos trabalhos para a instalação canônica do Santuário Diocesano do Imaculado Coração de Maria em Vinhático – ES.

Horários das Celebrações

Segunda Feira – Terço Mariano: 19h
Terça Feira – Grupo de Oração: 19h
Quarta Feita – Santa Missa: 19:30h
Atendimentos e confissões antes da celebração

Quinta Feira – Terço dos Homens: 19h
Sábado – Terço Mariano: 19h
Domingo – Santa Missa: 09h
Atendimentos e confissões depois da celebração

Toda 1ª Sexta do mês – Hora da Misericórdia às 15h
Todo 1º Sábado do mês – Oração das Mil Ave Marias: 13h

Consagração

CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Ó coração de Maria, mãe de Deus e nossa mãe, por intermédio de Jesus, filho unigênito de Deus Pai, tens derramado inúmeros benefícios sobre a minha vida.
Confiante em vossa maternal bondade, venho ofertar-me todo inteiro ao vosso Imaculado Coração.

Consagro-vos, ó Senhora, todo meu entendimento, todo meu coração, toda minha vida, minha saúde, família, amigos e emprego. Dissipai, Senhora, toda maldade, egoísmo, fechamento do meu coração, para que depois de Deus vos ame sobre todas as coisas.
Concedei-me, virgem prudentíssima, a Graça de que necessito (…) para que jamais, vítima de minhas fraquezas, seja afastado da presença de Jesus Cristo, vosso benditíssimo filho. A quem por vossas preces e méritos me confio. Acolhei-me e defendei-me, doce e amável coração, agora e na hora da morte. Amém.

P. Imaculado Coração de Maria.
T. Sede o nosso refúgio. Amém.

Ao vivo

PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO

06h: Oficio da Imaculada
06:20h: Consagração