Anúncio da Páscoa e das Festas Móveis

Solenidades Móveis: Igreja de todo o Brasil anuncia a data da Páscoa e das Festas durante o ano de 2024

Dia 07 de janeiro, domingo, celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor. Durante a missa desta Solenidade, após a proclamação do Evangelho, é tradição anunciar as datas das solenidades móveis do novo ano que se inicia.

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação.

O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano a 31 de março. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.

Da Páscoa do Senhor, procedem todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 14 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, a 12 de maio; Pentecostes, a 19 de maio; Corpo e Sangue de Cristo, a 30 de maio.

O primeiro Domingo do Advento, ocorrerá no dia 01 de dezembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.

A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre, ontem, hoje e sempre, aleluia!