XI Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo Celebra a Fé e a União em Vila Velha

Vila Velha, ES – 25 de maio de 2024 – Sob o tema “Terço dos Homens: Celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua palavra é luz do meu caminho” (Salmo 119), o XI Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo foi realizado com grande fervor e participação.

A programação do dia começou às 8h30 com uma procissão simbólica que levou a imagem de Nossa Senhora da Penha do portão do Convento até a Igreja do Rosário, onde, às 9h, ocorreu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento foi de profunda reverência e oração, preparando o ambiente espiritual para as atividades do dia.

Às 10h, as caravanas chegaram ao Parque da Prainha, marcando o início oficial do encontro com a acolhida das delegações das várias paróquias e das quatro foranias da Diocese de São Mateus. A concentração e o cadastramento dos grupos participantes aconteceram em uma tenda central, criando um clima de fraternidade e união entre os homens presentes.

O translado da imagem de Nossa Senhora da Penha foi realizado ao meio-dia, seguido pelo sorteio da imagem peregrina às 12h30, que ficará por um ano em São Silvano. Às 12h50, iniciou-se a procissão de subida ao Convento, marcando um dos pontos altos do dia.

Chegando ao Campinho do Convento, os participantes tiveram alguns minutos para respirar, beber água e utilizar os banheiros antes de começar o Santo Terço Solene às 14h, conduzido pelo Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Arquidiocese de Vitória, Pe. Alessandro Chagas. O terço contou com a participação especial dos grupos do Terço das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Arquidiocese de Vitória, e representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amazonas. A Diocese de São Mateus foi responsável pelo primeiro mistério, dividido entre as quatro foranias.

Às 14h50, foi realizada a Consagração a Nossa Senhora, seguida pela Santa Missa às 15h, presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani, Bispo de Colatina. Em sua homilia, Dom Lauro destacou a importância da contemplação e meditação do mistério da Santíssima Trindade, reafirmando Maria como ícone deste mistério, a filha predileta do Pai, mãe do Filho de Deus e sacrário do Espírito Santo.

O encontro reafirmou a força e a expressividade do movimento dentro da Igreja, demonstrando a importância da evangelização de homens. A energia e o fortalecimento de fé recebidos são esperados para inspirar os participantes em suas comunidades locais.

O próximo encontro já está agendado para 31 de maio de 2025, prometendo mais um dia de fé e comunhão.

Até lá, a todos, um caminho iluminado pela palavra de Deus.