De 25 de maio a 1º de junho de 2025, a nossa Diocese celebrará a 6ª Semana da Comunicação, em sintonia com o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, proposto pelo Papa Francisco. Com o tema “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1 Pd 3,15-16), a iniciativa mobiliza dioceses, pastorais e agentes da Pascom em todo o país.
Na carta para esta edição, o Papa Francisco alertou para os riscos da comunicação agressiva e polarizada e convida a um estilo comunicativo centrado na escuta, no respeito e na mansidão. “A comunicação dos cristãos – e eu diria até a comunicação em geral – deve ser feita com mansidão, com proximidade: eis o estilo dos companheiros de viagem,” afirma o Papa.
“Contai histórias imbuídas de esperança, tomando a peito o nosso destino comum e escrevendo juntos a história do nosso futuro”, pede ainda Francisco, destacando o papel transformador da comunicação quando enraizada no Evangelho e na empatia.
A Pastoral da Comunicação de nossa Diocese reforça o convite para que todos os comunicadores se unam nesta semana de reflexão e testemunho, promovendo uma comunicação que seja instrumento de reconciliação, paz e verdade. Que o Espírito Santo inspire nossas palavras e gestos para que, como discípulos missionários, sejamos sinais de esperança no mundo.