Com o tema “Cuidar de si, do próximo e da casa comum” e o lema “Lançai sobre Ele toda a vossa preocupação, pois Ele cuida de vós” (1Pd 5,7), somos convidados a refletir, rezar e agir em favor da vida, desde a concepção até o seu fim natural.
Que cada encontro nos inspire ao cuidado integral, à promoção da dignidade humana e ao amor pela criação de Deus.
ORAÇÃO INICIAL
Saudação à Santíssima Trindade: Em nome do Pai…
T: Ó Maria, mãe da vida, a quem veneramos sob o título de Nossa Senhora Aparecida, a ti nos consagramos e clamamos por todos que promovem, defendem e cuidam da vida, desde a concepção até o seu fim natural. Rogai a Jesus por nós!
Intercede, ó Mãe Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil, pelos nascituros, pelas crianças, pelos jovens, pelos adultos e pelas pessoas idosas, por todo o povo brasileiro, para que todos vivamos plenamente conforme a vontade de teu filho Jesus.
Intercede, ó Mãe Aparecida, para que não nos falte trabalho digno com o qual possamos garantir o sustento de nossas famílias, pelo que têm fome, pelos injustiçados, pelos desabrigados, pelos doentes e por todas as pessoas que sofrem.
Nossa Senhora Aparecida roque por nós junto a teu filho Jesus, nosso Senhor, que vive e reina para sempre. Amém!
ORAÇÃO FINAL
T: Senhor, que, na vossa misericórdia infinita, quereis que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, vede como é grande a vossa messe e enviai operários, para que seja anunciado o Evangelho a toda a criatura e o vosso povo, reunido pela Palavra da Vida e sustentado pela força dos sacramentos, siga o caminho da salvação e da caridade. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
O Senhor esteja conosco.
T: Ele está no meio de nós.
Que o Senhor nos faça promotores da vida! Que o Senhor nos dê força para defender a vida! Que o Senhor venha em nosso auxílio no cuidado com a vida, do início ao fim da caminhada terrestre. Rumo à plenitude da vida que está em Deus. Amém.
01/10 – 1° DIA
Tema: Não nos descuidemos de nossa própria saúde integral: do corpo, da alma, da mente e das nossas relações
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Faz parte da minha fé – Pe. Zezinho, scj)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: Saúde Física – O bem-estar físico envolve as condições do corpo, como capacidade, disposição, nutrição e autoestima, sendo promovido por atividades físicas e alimentação saudável.
L2: Saúde Psíquica – a saúde mental envolve o equilíbrio emocional, psicológico e cognitivo frente aos desafios e mudanças da vida, reconhecendo limites e buscando ajuda quando necessário.
T: Saúde Social – A saúde social envolve manter relações saudáveis com a família, amigos, colegas e comunidade, sondo a capacidade de interagir com a sociedade.
L3: Saúde Espiritual – a saúde espiritual está ligada ao meu relacionamento com Deus, com a Igreja e com o serviço ao próximo. É essencial manter a oração pessoal, celebrar bem os Sacramentos e contribuir com as atividades pastorais.
4. PARTILHA DO TEMA
O que podemos fazer para termos hábitos mais saudáveis?
5. LEITURA ORANTE (Mt 9, 9-12)
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Conversar sobre a importância de cuidar de si mesmo, física e emocionalmente, incentivando as crianças e adolescentes a buscar ajuda com os pais em situações difíceis.
7. ORAÇÃO FINAL
02/10 – 2° DIA
Tema: Famílias que protegem e não desprezam os anciãos
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Como é bom ter a minha família)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: Valorizar e cuidar das pessoas idosas é missão de todas as famílias. É salutar famílias em que todas as gerações vivem em harmonia, e contribuem, cada um a seu modo, para o desenvolvimento de cada um de seus membros.
L2: A figura de São Vicente de Paulo e sua obra se destacam como faróis de esperança e modelos a serem seguidos. Ele acreditava que cuidar dos idosos era uma forma de honrar a Deus e reconhecer a dignidade de cada ser humano, independente da sua idade ou condição social.
T: Inspirados por São Vicente de Paulo, muitos abrigos surgiram ao longo dos séculos, oferecendo um lar seguro para idosos sem apoio familiar.
L3: Nem todos os idosos atendidos em asilos foram abandonados por suas famílias. Há casos em que a família gostaria de cuidar da pessoa idosa, mas por alguma limitação, acaba não sendo possível.
T: Nossa contribuição com os abrigos é fundamental, seja com doações, trabalho voluntário ou visitas. E lembremos que, o convívio familiar proporciona aos idosos um senso de pertencimento, amor e segurança, elementos essenciais para uma vida plena e feliz.
4. PARTILHA DO TEMA
Como temos cuidados das pessoas idosas da nossa família?
5. LEITURA ORANTE (I Tm 5, 1-4))
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Conversar sobre a importância de cuidar de si mesmo, física e emocionalmente, incentivando as crianças e adolescentes a buscar ajuda com os pais em situações difíceis.
7. ORAÇÃO FINAL
03/10- 3° DIA
Tema: Princípio da vida, dom de Deus: Maria saúda Isabel
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Ensina teu povo a rezar – Pe. Zezinho, scj)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: Maria disse sim a Deus, aceitando a missão de ser mãe de Jesus Cristo, fonte de salvação para o povo e toda a humanidade. A ela foi confiada a gestação do Filho de Deus, enquanto Isabel recebeu a missão de gerar o precursor do Salvador.
T: As famílias, como Maria e Isabel, devem estar abertas à vida conforme a vontade de Deus. A criação se renova a cada nova vida, e devemos respeitar e acolher todo ser indefeso gerado.
L2: Maria Santíssima, demonstrando humildade e caridade caminhou até a casa de Isabel, e ficou com sua prima por cerca de 3 meses, ajudando-a nos trabalhos domésticos e nos preparativos para o parto de João Batista, o filho enviado de Deus em sua velhice.
T: Como cristãos defensores da vida, devemos ajudar com prontidão e humildade as mães vulneráveis e seus bebês nascituros, oferecendo apoio espiritual, emocional e material dentro de nossas possibilidades.
4. PARTILHA DO TEMA
Estamos nos colocando a serviço das pessoas que precisam de ajuda, especialmente os mais próximos, como nossos parentes?
5. LEITURA ORANTE (Lc 1, 39-45)
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Fazer a adoção espiritual de um bebê, especialmente algum que corre risco de abortamento, rezando durante 9 meses como pais adotivos espirituais, pedindo a Nossa Senhora que interceda por esta vida nascente.
7. ORAÇÃO FINAL
04/10 – 4° DIA
Tema: Cuidado com a educação dos filhos: Missão dos pais e dom de Deus
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Oração por nossos filhos – Pe. Zezinho, scj)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: A família de Nazaré ia anualmente a Jerusalém para a Páscoa. Apesar da distância e dificuldades, José e Maria seguiam os costumes e ensinavam a Jesus a viver e testemunhar a fé por meio de atos concretos.
L2: A presença da família no contexto da comunidade em que o menino Jesus estava inserido e participando, interagindo com todos era a tal ponto que José e Maria sentiam-se tranquilos com sua segurança no meio dela.
T: Encontraram-no entre os doutores da lei, ouvindo e perguntando, com inteligência e sabedoria que surpreendiam os doutores, enquanto seus pais observavam admirados.
L3: Novamente reunidos, a família retorna para casa, levando a mãe a refletir sobre todos esses acontecimentos a fim de extrair uma experiência pessoal que a levasse a compreender seu papel na vida da família.
4. PARTILHA DO TEMA
Como está a vivência de comunidade da nossa família? Como podemos melhorar?
5. LEITURA ORANTE (Mt 9, 9-12)
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Conversar sobre a importância de cuidar de si mesmo, física e emocionalmente, incentivando as crianças e adolescentes a buscar ajuda com os pais em situações difíceis.
7. ORAÇÃO FINAL
05/10 -5° DIA
Tema: Cuidado formal: Gratidão aos profissionais da saúde
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Cura Senhor – Pe. Antônio Maria)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: As profissões da saúde são uma forma de servir a Deus e ao próximo. Através do cuidado com os enfermos, vivem o mandamento do amor ao próximo, conforme ensinado por Jesus Cristo. Este serviço aos doentes é, em si, uma expressão da caridade cristã, um testemunho do Evangelho na prática cotidiana.
T: Ao curar e aliviar o sofrimento e cuidar dos doentes, eles participam da missão de Cristo, que veio trazer vida em abundância. (Jo 10, 10)
L2: A Igreja encoraja os profissionais da saúde a serem sensíveis às necessidades espirituais dos pacientes, oferecendo, quando apropriado, consolo espiritual e apoio religioso, a buscarem força e orientação na oração e nos sacramentos (Eucaristia, Confissão e a Unção dos Enfermos).
L3: A Igreja espera que os profissionais de saúde sigam princípios morais que respeitem a vida e a dignidade humana, sendo contrários ao aborto, à eutanásia e a tratamentos que desrespeitem a santidade da vida.
4. PARTILHA DO TEMA
Temos profissionais da saúde em nossa família ou de nosso convívio? Estes enxergam a profissão como uma missão?
5. LEITURA ORANTE (Mt 9, 9-13)
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Rezar o terço durante a semana por todos os profissionais da área da saúde, e pela aprovação do Estatuto do Nascituro.
7. ORAÇÃO FINAL
06/10 – 6° DIA
Tema: Cuidar do próximo, verdadeiro ato de amor
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Amar como Jesus amou – Pe. Zezinho, scj)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: A história do Bom Samaritano é um dos ensinamentos mais profundos de Jesus sobre compaixão e compromisso com o próximo. Somos chamados a ir além de um amor em palavras, vivendo uma forma de amor prático e transformador que ultrapassa as barreiras da indiferença.
L2: Na passagem, Jesus rompe barreiras culturais e religiosas ao destacar o samaritano, visto como inimigo pelos judeus da época, que, com compaixão, cuida de um desconhecido ferido, usando seus próprios recursos e tempo para garantir que ele concebesse a ajuda necessária.
T: A ação do samaritano mostra que o amor verdadeiro transcende preconceitos, diferenças e julgamentos, guiado pela empatia e pelo cuidado com a dignidade humana.
L3: Assim como o samaritano viu a necessidade e se mobilizou, somos convidados a fazer o mesmo, a sermos presença e alívio na vida de quem precisa.
4. PARTILHA DO TEMA
Quem está precisando da nossa ajuda e atenção? O que nossa família pode fazer?
5. LEITURA ORANTE (Lc 10, 25-37)
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Refletir diariamente sobre como posso ser mais solidário(a) e a compartilhar essas reflexões com minha família e amigos, incentivando ações de amor em nossa comunidade.
7. ORAÇÃO FINAL
07/10 – 7° DIA
Tema: Aspectos bíblicos dos cuidados com a casa comum
1. ORAÇÃO INICIAL
2. CANTO (Te amarei Senhor – Pe. Zezinho, scj)
3. REFLEXÃO DO TEMA
L1: O termo “casa comum” foi popularizado pelo Para Francisco na encíclica Laudado Si (“Louvado Sejas!”), cujo nome foi inspirado no “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos”.
L2: Desde o Gênesis, a Bíblia apresenta a criação como um ato de amor de Deus, que confiou ao homem e à mulher a missão de cuidar do jardim do Éden (Gn 2, 15).
T: Através da beleza das coisas criadas podemos vislumbrar, ainda que de forma bastante limitada, a sabedoria e o poder de Deus.
L3: A obra predileta de Deus é a família! Cabe à ela o dever de proteger e cuidar de todos os seus membros e de tudo mais que seja necessário ao seu bem-estar, e isso inclui o cuidado com o meio ambiente e o bom uso dos recursos naturais.
T: São Francisco de Assis nos inspira a promover, defender, cuidar e amar nossos irmãos, criados à imagem e semelhança de Deus. Inspira-nos também a respeitar os animais e a natureza.
4. PARTILHA DO TEMA
Temos consciência da beleza da criação de Deus?
5. LEITURA ORANTE (Gn 1, 1-31)
Após a leitura orante, momento da escuta e partilha.
6. COMPROMISSO COM A VIDA
Comprometer-se com a preservação dos recursos naturais, fazendo a nossa parte. Escolha uma das alternativas (ou mais) para assumir como compromisso pessoal:
1. Reduzir o consumo de água, seja no banho, na limpeza de quintais e calçadas, ou outros;
2. Utilizar mais embalagens e sacolas ecológicas, reduzindo o consumo de plásticos;
3. Evitar o desperdício de alimentos;
4. Dar destino correto ao lixo, separando o material reciclável.
7. ORAÇÃO FINAL