Menu

Pe. João Custódio conclui mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana

O sacerdote da Diocese de São Mateus, Pe. João Custódio Cosmi Cunha, concluiu o Mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. A aprovação no exame final, realizada no dia 25 de junho, encerra um período de três anos de estudos, pesquisa e formação em uma das mais importantes instituições acadêmicas da Igreja.

Pe. João chegou à capital italiana em agosto de 2023 para iniciar a formação. Segundo ele, a Gregoriana oferece um estudo aprofundado das Sagradas Escrituras.

“O curso oferece um estudo panorâmico dos livros bíblicos, uma visão de unidade entre Antigo e Novo Testamentos, além de um conhecimento avançado das línguas originais em que as Sagradas Escrituras foram escritas: hebraico e grego.”

O sacerdote destaca que a formação exige dedicação intensa. Além do estudo das línguas bíblicas, dos cursos de exegese e teologia, o programa inclui a elaboração de uma dissertação e um exame final que reúne todo o conteúdo desenvolvido ao longo do curso.

Como forma de homenagear a Diocese de São Mateus e seu padroeiro, Pe. João dedicou sua pesquisa ao Evangelho de Mateus. A dissertação recebeu o título “A vocação de Mateus como ícone: discipulado, misericórdia, vida nova. Análise retórica bíblica semítica de Mt 9,9-17.”

Ao recordar esse período, o sacerdote afirma que a experiência foi muito além da formação acadêmica.

“Foram três anos não apenas de aprimoramento intelectual, mas também de crescimento humano e cultural, de novas experiências pastorais, além da oportunidade de participar de momentos tão importantes para a vida da Igreja como o Jubileu Ordinário, a morte e sepultamento do Papa Francisco e a eleição do Papa Leão.”

Na próxima semana, Pe. João retorna ao Brasil para assumir as missões para as quais foi designado: vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Nova Venécia, e professor do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, em Vitória.

Ao concluir seu relato, fez questão de agradecer à Diocese de São Mateus por tornar possível esse período de formação.

“Sou muito grato pelo investimento e confiança de nossa Diocese, bem como pelo carinho e oração do nosso povo!”

A conclusão do mestrado representa mais um importante passo na formação permanente do clero diocesano e coloca esse conhecimento a serviço da evangelização, da formação teológica e da missão da Igreja de São Mateus.

Confira o relato na íntegra:

Cheguei em Roma na segunda quinzena de agosto de 2023 para realizar o curso de Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana, que é um centro de referência mundial na área. O curso oferece um estudo panorâmico dos livros bíblicos, uma visão de unidade entre Antigo e Novo Testamentos, além de um conhecimento avançado das línguas originais em que as Sagradas Escrituras foram escritas: hebraico e grego.

O curso de Mestrado em Teologia Bíblica é um dos mais exigentes da Universidade. Embora seja de duração padrão de dois anos, quase todos os estudantes levam três anos para concluir com suficiência toda a carga horária das disciplinas e seus reflexivos exames. Além das línguas bíblicas e dos cursos de exegese e teologia dos textos bíblicos, o curso exige a escrita da Dissertação de Mestrado e o exame final, que é uma grande síntese de todos os conteúdos estudados durante esses três anos de formação acadêmica.

Como uma forma de homenagear a nossa Diocese e reverenciar o nosso Padroeiro, escolhi como tema da Dissertação de Mestrado: “A vocação de Mateus como ícone: discipulado, misericórdia, vida nova. Análise retórica bíblica semítica de Mt 9,9-17.”

No dia de hoje, 25/06, realizei o exame final do curso. Depois de ter recebido a aprovação, posso agora dizer que concluí o Mestrado. Concluo também assim minha experiência em Roma. Foram três anos não apenas de aprimoramento intelectual, mas também de crescimento humano e cultural, de novas experiências pastorais, além da oportunidade de participar de momentos tão importantes para a vida da Igreja como o Jubileu Ordinário, a morte e sepultamento do Papa Francisco e a eleição do Papa Leão.

Na próxima semana retorno ao Brasil, à nossa Diocese, e me preparo para assumir as missões para as quais já fui designado: Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Nova Venécia e Professor no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia em Vitória.

Sou muito grato pelo investimento e confiança de nossa Diocese, bem como pelo carinho e oração do nosso povo!

Veja mais