São Luiz Gonzaga. O seminarista da perseverança.

São Luiz Gonzaga. O seminarista da perseverança

No dia 21 de junho celebramos o dia de São Luíz Gonzaga, considerado o “patrono da Juventude e padroeiro dos Seminaristas”. Luíz Gonzaga nasceu em Lombardia (Itália), província de Mântua, em 1568, filho dos príncipes de Castiglione. Sua mãe educou-o com grande zelo na fé cristã e com um belo testemunho de fé; seu pai o disciplinou, de modo prudente, entre os arcabuzes e armaduras, pois queria ver seu filho como príncipe de Castiglione, mas Luíz, desde cedo, manifestara desejo a vida religiosa.

Ainda jovem, ingressou na Companhia de Jesus em Roma, ordem Jesuíta, onde viveu por seis anos durante os estudos da Teologia, ocupando-se com o serviço no hospital aos doentes atingidos pela peste que se espalhou em Roma. Por fim, contraiu para si a doença que o levou à morte em 1591, aos 23 anos.

Com seu belo testemunho, São Luíz Gonzaga é, para os seminaristas, sinal de perseverança na vocação e comprometimento com Jesus. Este jovem que, mesmo tendo sua vida predefinida por ser um primogênito de linhagem nobre, não deixou de seguir o Bom Pastor.

A vida daqueles que se deixam ser conduzidos pela vocação e pelo amor de Deus é sem dúvida uma vida regada de muitas alegrias, mas com desafios. Estar no seguimento de Cristo por vezes não é fácil, requer esforço e perseverança como Luíz Gonzaga demonstrou.

Por isso, o Papa Francisco em encontro com a comunidade do Pontifício Seminário Lombardo dos santos Ambrósio e Carlos in Urbe em 07 de fevereiro de 2022, disse:

“Portanto, sejam tecelões de comunhão, contra desigualdades, pastores atentos aos sinais de sofrimento do povo. Mesmo através do conhecimento que vocês estão adquirindo, sejam competentes e corajosos em levantar palavras proféticas em nome dos que não têm voz”

Assim, o Papa Francisco exorta e incentiva os seminaristas a serem corajosos na vocação, pois é um chamado pessoal de Deus. Ele que escolhe e chama pelo nome. Deus conhece de modo profundo a cada um que Ele chama, com suas virtudes e limitações, e o seminário é tempo de deixar ser guiado por esse amor de Deus a fim de que sejam gerados padres disponíveis as necessidades daqueles que mais sofrem.

Em uma sociedade tão líquida, num mundo globalizado, sem tantas oportunidades de ter esperança, o seminarista, futuro padre, é aquele que tem a motivação de ser esperança para aqueles que não conseguem ver a luz no final do túnel, ser aqueles que cuidam com amor e zelo como Luíz Gonzaga cuidou daqueles acometidos pela peste. Ser sinal de Esperança é levar o amor de Deus que é “[…] Caminho, Verdade e Vida” (Lc 14, 6).

No ano passado a Igreja do Brasil se deparou com muitos desafios que se inserem diretamente no caminho que o seminarista trilha. Muitos seminaristas que aspiravam o ideal de vida do presbiterato e que não conseguiram chegar a esta graça, acabaram entregando suas vidas de modo prematuro nas mãos do Senhor. Muitos questionam tal atitude, porque julgam que estes jovens devem ser homens de esperança e levar essa esperança. Porém, muitas vezes, esquecem que eles também são seres humanos e possuem fragilidades e desafios.

Não cabe procurar motivos e circunstâncias. Mas, diante disso, todos são convidados de modo especial neste dia do seminarista a rezar pelo processo vocacional de cada seminarista, pela sua perseverança, pois a oração é um dos maiores presentes que se pode doar ao outro.

A vocação é de Deus e todos são chamados para trilhar esse bonito caminho de discernimento, cada um com sua vocação específica, a qual é chamado. Contudo, o caminho requer perseverança em fazer a vontade de Deus, requer que sejamos sinais de Deus, que toca o coração das pessoas.

Portanto, o jovem é convidado a ser seminarista de perseverança e de oração para chegar a este amor perfeito de Deus, buscando em Jesus a alegria de fazer a vontade do Senhor. O seminarista é convidado a repetir as palavras de São Luíz Gonzaga feitas a sua mãe: “[…] Deus me chama à verdadeira felicidade e me dá a certeza de jamais me afastar do seu amor”.

Perseverar é continuar sempre! É ser sinal de esperança na vida daqueles que mais precisam!

Seminarista Kaylan Bettim Ton – 1º ano de Teologia, etapa da Configuração.

REFERÊNCIAS:

VATICAN NEWS. Papa aos seminaristas: há um mundo inteiro sedento de Cristo. Disponível em: <https:// www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-francisco-seminario-lombardo-de-roma.html >. Acesso em 17 Jun. 2024.

VATICAN NEWS.  S. Luís Gonzaga, jesuíta, padroeiro da juventude católica. Disponível em: <https:// www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/21/s–luis-gonzaga–jesuita–padroeiro-da-juventude-catolica.html>. Acesso em 17 Jun. 2024.