A Cáritas Diocesana celebra hoje, 28 de agosto, o Dia do Voluntariado.
Em sintonia com a mensagem de Cristo, que nos convida a reconhecer as ações de solidariedade nas faces dos nossos irmãos e irmãs, como reflexo da caridade, a Cáritas celebra o Dia do Voluntário e da Voluntária, com inspiração no serviço ao próximo, uma marca da identidade de agentes Cáritas.
O voluntário está situado no coração da ação social e da caridade da Igreja. O voluntariado para a Cáritas não é uma realidade circunstancial; estamos diante de um elemento essencial da identidade da Cáritas. Quando falamos em voluntariado, nos referimos às pessoas que, na cultura da gratuidade e da solidariedade, estão se aproximando dos pobres e preocupadas em acolher, participar, ouvir, orientar e ajudar todos os irmãos e irmãs que sofrem algum tipo de vulnerabilidade social ou espiritual.
Neste dia 28 de agosto, rezemos pela vocação dos leigos e leigas, dedicados ao servir, que acreditam na missão da Cáritas de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.
Deus abençoe cada voluntário e voluntária, e que, inspirados por Cristo, outros também sintam o chamado ao serviço da Caridade.