Menu

Celebrando os 30 anos de presença na diocese, IAM inicia as comemorações com Encontro de Formação para Coordenadores de grupo

No ano de 2025 a Infância e Adolescência Missionária (IAM) alcança um grande marco na Diocese de São Mateus: 30 anos de caminhada. Com o lema “Criança e adolescente ajuda e evangeliza outras crianças e adolescentes”, a Obra Pontifícia chegou à nossa diocese na paróquia de Santo Antônio em São Mateus no ano de 1995 e foi se difundindo em diversas paróquias com o passar dos anos. Sem perder o entusiasmo missionário e valorizando o protagonismo das crianças participantes, ainda hoje segue contribuindo na evangelização. Com programa de vida bem definido e seguindo as diretrizes nacionais, a IAM é um importante instrumento para tornar Jesus conhecido e amado através da oração, sacrifício e solidariedade, os três pilares da Obra.

Nesse contexto comemorativo, e já celebrando os 30 anos, aconteceu no dia 29/03, na Paróquia de São Marcos em Nova Venécia o Encontro de Formação para Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (ECIAM). Esse encontro tem como objetivo fortalecer o protagonismo das crianças e adolescentes nos grupos de IAM existentes nas paróquias de nossa diocese.

O encontro acontece regularmente e os momentos são feitos pelas próprias crianças e adolescentes e conduzidos pelos assessores da equipe diocesana, que abordam as temáticas relacionadas à história e carisma da IAM, os padroeiros da missão, os fundadores da Obra Pontifícia, espiritualidade missionária, etc. Os participantes também foram inseridos nas temáticas atuais da Igreja do mundo e do Brasil, tais como reflexão sobre o Ano Jubilar 2025 e a Campanha da Fraternidade que esse ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.

O ECIAM teve a participação de 54 pessoas, sendo 34 crianças e adolescentes e 20 assessores/as acompanhados da equipe de coordenação diocesana e o coordenador estadual Francisco Malacarne (Kiko).

Veja mais