COMISE promove Formação Missionária para Seminaristas do Regional Leste 3

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, a coordenação Regional Leste 3 do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), localizado no estado do Espírito Santo, promoveu nos dias 08 e 09 de junho de 2024 na Paróquia Santa Rita de Cássia (Arquidiocese de Vitória) o I FORMISE Regional – Formação Missionária de Seminaristas. O encontro teve como tema: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), em sintonia com o mês missionário deste ano.

A formação missionária reuniu seminaristas, religiosos, reitores e formadores de seminários diocesanos e casas religiosas, como também bispos e convidados. Foi um momento muito produtivo, com formações de temas pertinentes à vida formativa do seminarista que se propõe a assumir a missão confiada por Jesus a partir do Evangelho.

Dentre os assessores convidados, destacou-se a presença do seminarista Guilherme Farias da Silva, secretário Nacional do COMISE Brasil da Diocese de Pesqueira-PE, que com sua presença demonstrou o apoio da Coordenação Nacional para o empenho nos trabalhos realizados pelo COMISE do Regional. Ele, em sua reflexão, reforçou uma fala de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo da Diocese de Jundiaí, ao COMISE Brasil: “A alegria da missão consiste em sempre caminharmos juntos”.

O seminarista Marcos Antônio de Almeida Oliveira, coordenador do COMISE do Regional Leste 3, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, deixou um testemunho deste encontro: “Este encontro formativo é para mim o sinal concreto da esperança de que a missão que foi deixada por Cristo é continuada e confiada por cada seminarista que esteve presente neste encontro. Estes que se deixam ser conduzidos pelo chamamento para evangelizar todos que ainda precisam de se abrir ao mistério da Trindade, assim conduzidos pelo Espírito Santo, ser testemunhas missionárias em cada local para onde somos enviados. Que Deus esteja sempre conosco e fortaleça o nosso Regional Leste 3”.

Portanto, o FORMISE é um grande meio de contribuir para que “os Seminários possam formar discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre, ‘pastores com o cheiro de ovelhas’ que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus” (Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, Introdução, 3).

E para dar continuidade aos trabalhos do COMISE Regional, foi divulgado no FORMISE a 1ª Experiência Vocacional-Missionária de Seminaristas do Regional Leste 3, que acontecerá nos dias 30 de agosto a 01 de setembro com o tema: “CHAMADOS A SEMEAR A ESPERANÇA E A CONSTRUIR A PAZ” e o lema: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9), na Paróquia São José de João Neiva (Diocese de Colatina).