Celebrando o Ano Jubilar 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança, aconteceu no último dia 16 de março, das 8h às 16h, na Paróquia São Marcos em Nova Venécia/ES, o esperado Dia Vocacional. Um evento a nível diocesano organizado pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional), com o objetivo de promover o discernimento vocacional para aqueles que sentem o chamado à vida sacerdotal ou religiosa.
O encontro, realizado em um ambiente de oração, reflexão e partilha, reuniu jovens de diversas paróquias para aprofundar sua relação com Deus e discernir a sua vocação.
Estavam presentes nesse encontro animadores vocacionais, o coordenador Diocesano do SAV Pe. Daniel Sousa Bergamin, o Reitor do Seminário Maior Pe. André Luciano Masarim, seminaristas do Seminário Propedêutico e do Seminário Maior, Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Dener Evangelista, Religiosas Ir. Dina Ramos (Missionárias Combonianas), Ir. Romilda Falcade (Filhas de Nossa Senhora do S. Coração), Ir. Maria Creppas (Irmãzinhas da Imaculada Conceição) e Consagrados da Comunidade Sede Santos.
O evento teve início com uma acolhida calorosa com a comunidade Sede Santos, e uma oração de abertura conduzida pelo Seminário Propedêutico e o Maior. Logo em seguida, o coordenador Diocesano do SAV pe.Daniel Bergamin realizou a 1ª palestra do dia com o tema “Peregrinos porque chamados”, o qual abordou o tema do Jubileu de Esperança associando com o discernimento vocacional. Em seguida a Ir. Dina Ramos apresentou sobre as vocações especificas dentro da Igreja.
Ao longo do dia, os participantes foram convidados a refletir sobre o caminho vocacional: “a esperança não decepciona”. A programação contou ainda com momentos de animação, com Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo coordenador de pastoral Pe. Dener, roda de conversas orientadas separadamente para moças e rapazes conduzidas por Freiras, Padres e Seminaristas, onde foram compartilhados experiências vocacionais e dúvidas sobre respectivas vocações.
Por fim, a celebração da Santa Missa presidida pelo Reitor do Seminário Maior, Pe. André Masarim, encerrou o Dia Vocacional enviando os jovens em caminho para o discernimento.
Essa edição de 2025, bateu recorde de rapazes e moças inscritos, o que revela a importância de fortalecer o discernimento vocacional na Diocese e encorajar os jovens a responder com coragem ao chamado divino para uma vida de consagração e serviço.
Rezemos sempre pelas vocações, em especial ao chamado a vida Sacerdotal e Religiosa Consagrada!