Menu

Diocese de São Mateus Realiza o Encontro Diocesano das CEBs

Entre os dias 19 e 21 de julho, a Diocese de São Mateus promoveu o Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado na Paróquia Santo Antônio, em São Mateus/ES.

O evento reuniu representantes de diversas comunidades, de todas as paróquias da diocese, proporcionando um momento de reflexão, espiritualidade e comunhão.

O encontro teve início na sexta-feira, dia 19, às 16h, com a acolhida a dos participantes e momentos de animação.

Às 17h, uma celebração de abertura, com o tema “CEBs – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e com o lema “Vejam eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss), marcou a abertura oficial do evento, seguida de um jantar às 18h.

Após mais um momento de animação, houve a fala do bispo diocesano Dom Paulo, e em seguida, uma palestra sobre a origem das CEBs na diocese, ministrada pelo Pe. Edivaldo, e uma revisão dos encontros de 2023 com o seminarista Fabrício Soares Pardim.

Pe. Edivaldo explicou que a caminhada das CEBs na Diocese de São Mateus começou em 1967, com a organização de encontros periódicos para preparar leigos e lideranças comunitárias. Ele destacou que, inicialmente, as CEBs rurais focavam em administrar os sacramentos e realizar catequeses, mas com o tempo evoluíram para um modelo que incentivava o desenvolvimento integral das comunidades e a conscientização política, resultando em importantes avanços sociais e políticos na região. Como forma de incentivo, apresentou o vídeo gravado com o Bispo emérito, Dom Aldo Gerna, no dia 18 de julho, onde ele reafirma com clareza a história da caminhada diocesana das CEBs.

O segundo dia de atividades começou cedo, às 7h, com um café da manhã e uma celebração de abertura. O assessor diocesano das CEBs, Francisco Orofino, conduziu duas palestras importantes, abordando as Comunidades Eclesiais na Palavra de Deus e nos Documentos da Igreja.

Entre as palestras, os participantes tiveram momentos de animação e pausas para café. Durante a tarde, os grupos se reuniram para trabalhos colaborativos, seguidos por uma plenária. Francisco Orofino também conduziu o fechamento do dia, falando sobre a “Igreja em saída”. A noite terminou com celebrações da palavra e missas nas comunidades que fizeram o acolhimento dos participantes e uma confraternização.

No domingo, 21 de julho, as atividades começaram com um café da manhã às 7h, seguido pela animação e acolhida das caravanas que vieram de diversas paróquias.

Às 9h, Dom Paulo junto com todo o povo de Deus deu início à caminhada rumo à Catedral onde aconteceu a Santa Missa de encerramento, presidida pelo bispo.

Em sua homilia, Dom Paulo destacou a importância das CEBs na vida da Igreja, ressaltando seu papel fundamental na evangelização e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O evento terminou com um almoço ao meio-dia, reforçando a comunhão e o espírito de fraternidade entre todos os presentes.

Os participantes saíram animados e motivados a levar adiante os ensinamentos e experiências vivenciadas durante o encontro.

O encontro reafirmou a força e a relevância das CEBs na Diocese de São Mateus, evidenciando seu compromisso com uma Igreja em saída, missionária e comprometida com as causas do povo de Deus.

Veja mais