Entre os dias 18 e 21 de julho, a Casa de Retiros “Mãe da Igreja” em Jerônimo Monteiro acolheu a terceira edição do Encontro Ampliado com Coordenadores de Catequese do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Durante a formação, os representantes das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e da Arquidiocese de Vitória refletiram sobre diversos temas alinhados com o contexto eclesial atual.
Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza foi o primeiro a falar sobre as Constituições do Concílio Ecumênico Vaticano II. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória iniciou o estudo com o documento “Dei Verbum”.
A segunda conferência destacou o “Sacrosanctum Concilium”. O padre Thiago da Silva Vargas, mestrando em Sagrada Liturgia pelo Colégio Pio Brasileiro, em Roma, conduziu os estudos.
As terceira e quarta conferências abordaram as grandes constituições do Concílio Vaticano II, especificamente os documentos “Lumen Gentium” e “Gaudium et Spes”, respectivamente. O conferencista foi o padre Jean Poul Hansen, que possui uma extensa bagagem acadêmica, incluindo um mestrado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, e especializações em Origens do Cristianismo. Hansen também conduziu uma rica e emocionante oficina de oração na sexta-feira à noite.
Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de assistir a outras conferências:
A Dimensão Missionária na Iniciação à Vida Cristã (IVC), conduzida por Dom Luís Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim;
“E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1, 14), que tratou da Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias (Documento 111 da CNBB), conduzida por Mariana Aparecida Venâncio, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
Peregrinos de Esperança – Jubileu 2025, conduzida pelo referencial para a Comissão, Nathan Arrigoni Gallão.
O encontro também contou com momentos marcantes de oração, partilhas em grupos, missas e uma animada confraternização.
O evento reuniu 108 participantes, entre catequistas, padres e assessores da pastoral catequética.