Encontro Diocesano de Formação

TEMA: Vocação, Identidade, Espiritualidade e Missão

Nos dias um a três de março de 2024, o Centro Diocesano de Formação – São Mateus/ES, (CEDI), foi o espaço do Encontro Diocesano de Formação para o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Diocesano. Na ocasião, reuniu cristãos leigos e leigas de diversas paróquias da diocese, teve início com a recepção e uma calorosa acolhida da equipe executiva do Conselho Diocesano. No auditório, os participantes foram conduzidos a um momento de oração, em seguida foi servido um delicioso jantar. Seguindo as orientações do CNLB que nos convida a evangelizar pelo anúncio da Palavra de Deus, para que os cristãos leigos e leigas, em suas diferentes expressões e carismas, se reconheçam como sujeitos eclesiais, discípulos missionários de Jesus Cristo, fiéis à evangélica opção preferencial pelos pobres, a serviço do Reino de Deus. O Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de São Mateus propôs o TEMA: Vocação, Identidade, Espiritualidade e Missão, que foi conduzidopor LAUDELINO AUGUSTO DOS SANTOS da Comissão para o Laicato da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Laudelino guiou a formação através do estudo e reflexão do Documento 105 da CNBB, mantendo a fidedignidade escrita no documento intitulado: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade.

Ao longo do encontro, os participantes contaram com a presença do Padre Amarildo da Cruz (orientador espiritual diocesano dos cristãos leigos e leigas), durante os momentos formativos; Padre Edivaldo Luis Klipel (Vigário Geral), que nos visitou e ressaltou a importância do momento formativo; e do Bispo Dom Paulo Bosi Dal´Bó, que abrilhantou a formação enfatizando a importância do laicato na nossa diocese e na sociedade. Compartilhou as experiências obtidas com os cristãos leigos e leigas das CEBs, durante as visitas pastorais realizadas nas paróquias da diocese, e reforçou a importância da formação do laicato.

O encontro formativo também contou com a presença do Tarcísio Bobbio, presidente do CNLB do Regional Leste 3, que realizou a entrega do Ícone Comemorativo dos 50 anos do CNLB Nacional, à executiva diocesana. Na manhã do domingo o grupo de cristãos leigos e leigas participaram da Santa Missa na Catedral da Diocese de São Mateus. O Encontro Diocesano de Formação do CNLB, não apenas proporcionou momentos de aprendizado, contribuiu e fortaleceu o compromisso do laicato diocesano na Igreja e na Sociedade.

Joelma Ribeiro de Oliveira
Pela Equipe Executiva do CNLB Diocesano