Encontro Nacional de Formadores – ENF 2024

Aconteceu de 24-28 de janeiro, no Santuário Nacional de Aparecida, o encontro nacional de formadores – ENF, onde toda a Renovação Carismática Católica do Brasil esteve reunida para um momento forte de formação e espiritualidade. O encontro reuniu cerca de 9 mil pessoas, dentre eles 150 sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, além da presença de 3 bispos em tempo integral e celebrando diariamente. Isto para mostrar a importância do evento e a unidade de toda a Igreja.

Os participantes vivenciaram dias de aprofundamento através de pregações, explorando a moção do verbo IR, seguido do texto bíblico retirado do Evangelho de São João: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou. Assim também eu vos envio a vós” (Jo 20,21), que norteia o ano de 2024, incluindo as formações específicas para os diversos ministérios através dos workshops.

Nos Workshops para cada ministério, cada servo teve a oportunidade de ser formado e direcionado de acordo com a vontade de Deus para cada dom colocado a serviço. Também lá o Senhor convidava a cada um a viver intensamente a unidade, viver como Família, unidos pelo vínculo da fraternidade. Foram dias intensos de convivência fraterna, de muito clamor ao Espírito Santo, a fim de experimentar grandemente o amor de Deus.

O Encontro Nacional de Formação é um divisor de águas na vida de um servo de Grupo de Oração. Ele trás uma visão ampla do servir durante todo o ano corrente. Sobre o encontro, vai dizer Marta Aparecida Meneguette Celin – Cordenadora diocesana da RCC que este ENF do envio motivou e impulsionou todos a saírem em missão, para onde o senhor os mandar, não sozinhos, mas juntos, em comunhão com todas as instâncias da RCC e, principalmente, com a Igreja.
“Juntos poderemos ir mais longe, pois sozinhos, separados, corremos um grande risco de ficar para trás, morrer no meio do caminho”.

Também a segunda secretária da RCC diocesana e coordenadora do Grupo de Oração Fonte de Água Viva, Paróquia São Daniel Comboni, Crean Turíbio Aguiar Rodrigues fala que a partir do tema central do ENF 2024 que foi “uma palavra de coragem e direcionada a irmos ao encontro do outro, sairmos das quatro paredes, não ‘pescarmos’ somente no ‘aquário’, mais sermos um movimento em saída e lançarmos nossas redes onde o Senhor nos mandar”.

Através do ENF todas as lideranças da RCC Brasil são reabastecidas espiritualmente e vive em plenitude toda a moção, direcionamento de Deus para este movimento. O Senhor continua chamando lideres com os mais diversos dons e carismas para os inserirem nos lugares que ele mesmo preparou. E confia uma missão sublime: a santidade como busca incansável de cada cristão.

Vai dizer Selma P. Cantão Quadros – Coordenadora estadual da RCC, que:
“Fomos enviados a IR ao encontro do povo de Deus, a levar à luz, o Batismo do Espírito Santo e a propagar esta corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica”.

Como disse o Cardeal Odilo Scherer – Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP), “Quero encorajar que você, Renovação Carismática, continuem a realizar a sua missão, aquilo que é próprio do seu carisma. Com a ajuda de Deus, ir ao encontro das pessoas, levar o querigma, o primeiro anúncio, para aqueles que estão longe da Igreja, que se afastaram. Sei que vocês tem essa capacidade”.
Que a Virgem de Pentecostes nos ajude a obedecer e fazer tudo o que o Senhor nos disser.

Pe. Jonathan Costa Rocha
Assessor eclesiástico da RCC Diocese de São Mateus