Festa do Padroeiro São José Operário em Ecoporanga

Com o tema “Com São José, trabalhamos por uma Igreja sinodal”, a paróquia de Ecoporanga celebrou a festa de seu padroeiro paroquial e seus 62 anos de história. A festa, este ano, contou também com uma alegria a mais: o início da visita pastoral de Dom Paulo Bosi Dal’Bó na paróquia.

A festa contou com um tríduo preparatório que procurou meditar as três palavras-chave da sinodalidade: comunhão, participação e missão. E o grande dia festivo foi o dia 01 de maio, dia do trabalhador, com uma programação bonita ao longo de todo o dia: pela manhã, alvorada festiva com músicas, louvores e orações por toda a cidade, animada pelos jovens. À tarde, às 14h30, o povo de Deus se reuniu, com seus carros, no portal da cidade, onde pode acolher com alegria a chegada do Bispo que veio para celebrar a festa e fazer a visita pastoral às 50 comunidades da paróquia. Com uma carreata, o povo seguiu acompanhando o Bispo até a Igreja Matriz, onde, às 16h foi celebrada a missa solene em honra a São José Operário, presidida pelo Bispo e concelebrada pelos padres presentes, que contou também com a presença dos diáconos e de muito povo de Deus que acompanhava e rezava junto.

Em sua homilia, Dom Paulo relatou brevemente a história do dia 01 de maio e a sua importância social que, em seguida, ganhou também um padroeiro, São José Operário, com festa instituída para o mesmo dia do trabalhador. Ao final da missa, Dom Paulo manifestou a sua alegria e sua proximidade de pai e pastor com a paróquia, incentivando os fiéis a participarem da programação da visita pastoral. Ela teve início no dia 01/05 e segue até o dia 08/06.

Após a missa, toda a comunidade presente se reuniu na praça da Igreja para a tradicional quermesse e o EvangelizaShow com padre Edson Delfino e sorteio de prêmios.

Que São José Operário interceda por todos aqueles que trabalham, seja na evangelização, como também na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Amém!