Aos amados presbíteros, diácono, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas,
Graça, consolação e paz!
Em comunhão com toda a Igreja, que eleva preces nestes dias em sufrágio por nosso amado Papa Francisco, que adormeceu na paz do Cristo, também nós, como Igreja Diocesana, queremos nos unir em oração por sua alma.
– Orientamos aos Reverendíssimos Padres que, até o término dos ritos funerais do Papa, ofereçam as Missas na intenção do descanso eterno do Santo Padre, o Papa Francisco. Durante este período da Oitava da Páscoa, celebrem as Missas conforme os formulários próprios da Oitava. Após a Oitava e a celebração da Festa da Penha, nos dias de semana, pode-se utilizar o formulário da Missa pelos Defuntos.
– Em todas as celebrações, inclua-se na Oração dos Fiéis a seguinte prece:
“Rezemos pelo falecido Papa Francisco: o Senhor, que o escolheu na Igreja como colaborador na difusão da verdade, da alegria e da misericórdia, lhe conceda o repouso eterno e faça brilhar sobre ele a sua luz. Rezemos.”
– Na segunda-feira, 21 de abril, presidi a Santa Missa em sufrágio pelo Papa Francisco às 17h, na Matriz São Marcos, em Nova Venécia.
– Convidamos as comunidades a expressarem seu carinho e homenagem ao Papa Francisco, colocando sua foto em destaque no espaço celebrativo e também elevem suas orações (terços, celebrações, ou outros atos devocionais) na intenção do descanso eterno do Papa Francisco.
– No dia do sepultamento, solicitamos que os sinos de nossas igrejas sejam dobrados em sinal de luto, das 7h às 8h da manhã, com intervalos de 15 minutos entre os toques.
– Incentivem os fiéis a acompanharem as celebrações fúnebres do Papa Francisco pelos meios de comunicação, sobretudo a Missa Exequial, cuja data e horário serão divulgados pelo Vaticano.
Unamo-nos em oração e prece pelo repouso eterno de nosso amado Papa Francisco e por toda a Igreja, que aguarda, com fé e esperança, a eleição de seu novo Pastor.
