Menu

Infância e Adolescência Missionária do Brasil participou da 12° Jornada Nacional

A Infância e Adolescência Missionária do Brasil vivenciou, no último domingo (26/05), a sua 12ª Jornada Nacional, um momento celebrativo em que as crianças e adolescentes se comprometem em sua missão de continuar a rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro.

No dia 04 de dezembro de 1950, o Papa Pio XII fixou a data da Epifania como o Dia Mundial da Infância Missionária. A primeira vez que foi celebrado o dia da IAM foi em 06 de janeiro de 1951.

A Obra da IAM está ativa em mais de 130 países ao redor do mundo e tem sua data de nascimento marcada em 19 de maio de 1843, fundada pelo bispo de Nancy, na França, chamado Dom Carlos de Forbin-Janson. Cada nação também tem a liberdade de adaptar a comemoração às necessidades locais. No Brasil, por exemplo, comemora-se a fundação da Obra com a Jornada Nacional da IAM, celebrada por todos os grupos existentes sempre no último domingo do mês de maio.

Durante as atividades da Jornada, as crianças e adolescentes foram convidadas a refletirem sobre o tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22, 9). O tema está em comunhão com o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6), que acontece em Porto Rico, em novembro deste ano. E o lema foi escolhido pelo Papa Francisco para ser a inspiração do Dia Mundial das Missões em 2024.

A Infância e Adolescência Missionária é um estilo de vida que os integrantes do grupo assumem, ou seja, é um jeito de ser durante todos os dias da semana, objetivando suscitar o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes. Na celebração da Jornada, os participantes do grupo fazem a consagração, gesto que simboliza de forma pública e solene a decisão das crianças e adolescentes de serem missionárias.

Na consagração, as crianças e adolescentes recebem do assessor um lenço, símbolo da IAM que identifica cada integrante. Além disso, o grupo oferece diante do altar o Cofrinho Missionário, gesto que marca a solidariedade para com os que mais necessitam. A cada ano, o valor arrecadado com o dinheiro do cofrinho de todos os grupos do Brasil é destinado a um continente e, neste ano, será destinado para projetos do nosso continente, América.

Veja mais