Entre os dias 22 e 23 de novembro, sexta-feira e sábado, a Diocese de São Mateus realizou a Miniassembleia Diocesana, um momento significativo na caminhada da Igreja local, com a participação do Bispo diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, padres, diáconos, religiosas, seminaristas, coordenadores das Pastorais, Movimentos e Serviços, representantes das Paróquias no CPD e secretários paroquiais, no Centro Diocesano de São Mateus (CEDI).
Durante dois dias de trabalho, houve espaço para avaliação, planejamento e partilha, sempre orientado por um espírito de comunhão e missão. Um dos momentos centrais foi a apresentação do Relatório da Visita Pastoral de Dom Paulo, que trouxe à luz aprendizados e desafios das comunidades visitadas ao longo do ano.
No primeiro dia da programação, o Diác. Cosme refletiu sobre a Encíclica Dilexit Nos – Sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus. Em seguida, o Pe. Éder abordou as propostas do Documento Final do Sínodo e do Ano Jubilar 2025. A noite de sexta-feira foi dedicada à avaliação das Prioridades Diocesanas – caridade, família, juventude, catequese e missão – com a contribuição dos padres responsáveis por cada área, apresentando conquistas e pontos a melhorar.
O sábado foi marcado pela dinâmica “Conversa no Espírito”, conduzido pelo Pe. Patric, com grupos que refletiram sobre os desafios e oportunidades para a vivência das Prioridades Diocesanas em curso inspiradas no Ano Jubilar. As contribuições dos participantes foram levadas ao plenário, enriquecendo o discernimento coletivo sobre os rumos pastorais da Diocese em preparação para a Assembleia Geral em 2025.
Esta atividade diocesana foi coroada com a Ordenação Presbiteral do Diácono Daniel Sousa Bergamin, às 16h, na Catedral Diocesana. Momento rico para celebrar a vocação ao Ministério Ordenado e a continuidade da missão evangelizadora em nossa Igreja diocesana.