No último dia 14 de junho, a Forania Praiana acolheu a Formação Diocesana da Pastoral do Dízimo, promovida por nossa Diocese de São Mateus, reunindo agentes e lideranças de comunidades e paróquias da região para uma manhã de espiritualidade, formação e partilha.
O encontro foi conduzido pelo Pe. João Batista, que acolheu os participantes com alegria e conduziu uma reflexão pastoral sobre as quatro dimensões do dízimo: Religiosa, Eclesial, Missionária e Caritativa, com base no Documento 106 da CNBB.
Na sequência, nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, aprofundou a importância da consciência de corresponsabilidade dos fiéis, destacando a necessidade de conversão pastoral e a organização da Igreja como uma comunidade de comunidades. Ele também abordou aspectos da gestão eclesial, como a estrutura diocesana, a formação dos seminaristas e o uso solidário dos recursos.
O Pe. Amarildo, vigário forâneo, e o seminarista Enilson também deram testemunhos marcantes sobre como o dízimo sustenta concretamente a missão da Igreja em sua ação pastoral e vocacional.
Na segunda parte da formação, Lucitelma, coordenadora diocesana da Pastoral do Dízimo, conduziu um momento prático e dinâmico sobre a organização e estruturação da pastoral nas comunidades, abordando os papéis do coordenador, da equipe e a importância da formação contínua, do testemunho e da transparência na missão com forte participação dos agentes e testemunhos inspiradores.
A animação e apoio do encontro ficou por conta de Argilano, Cida Calegari e Cybele, da Paróquia Catedral São Mateus, que contribuíram com acolhida, dinâmicas e ambientação.
Nossa Diocese segue empenhada em fortalecer a Pastoral do Dízimo como expressão concreta de fé e compromisso missionário.