Pastoral Familiar diocesana realiza encontro de espiritualidade e formação

A equipe diocesana da pastoral familiar, em conformidade com a prioridade diocesana Família, importante espaço do encontro e da missão, promoveu, no dia 17 de fevereiro, na paróquia São Marcos em Nova Venécia/ES, um encontro de espiritualidade e formação com o tema “Família, lugar da acolhida e do perdão”.

O encontro, que reuniu 150 participantes de 24 paróquias da diocese, teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo diretor espiritual da Pastoral Familiar, Padre Magno. Posteriormente, Padre Magno conduziu uma bela reflexão sobre o tema central do evento. Em seguida, os participantes foram organizados em grupos para discutir o tema proposto. Cada grupo designou um relator para sintetizar as discussões realizadas.

Após a parada para o almoço, foi feita a apresentação da nova equipe diocesana, a saber: Assessor eclesiástico, Padre Magno; Casal coordenador geral, Flávio Vinicius e Fernanda; Casal coordenador do núcleo de formação e espiritualidade (NFE), Jovenal e Ana Cristina; Casal secretário, Xavier e Fernanda; Casal setor pré-matrimonial, Maurício e Jocicleide; Casal pós-matrimonial, Luciano e Mônica; e os casais coordenadores das foranias capixaba, Julimar e Ilza, e praiana, José e Morena. Justificaram as ausências, os das foranias baiana, Rogério e Eliana, e mineira, Wanderson e Márcia (provisório). O casal coordenador geral informou que estão sendo contactados os casais para o setor casos especiais e o novo casal da forania mineira, que em breve serão anunciados.

A família é o refúgio onde a acolhida e o perdão são cultivados como fundamentos essenciais. É o espaço onde cada membro encontra abrigo para suas alegrias e tristezas, onde as diferenças são respeitadas e as falhas são entendidas como oportunidades para crescer juntos.

Na família, aprendemos a arte de acolher o outro com amor incondicional, independentemente de suas imperfeições. É onde descobrimos que o perdão não é apenas uma virtude, mas uma necessidade para a convivência harmoniosa.

O encerramento do encontro foi marcado por um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, onde todos saíram fortalecidos e cheios do Espírito Santo.