Menu

Peregrinos de Esperança: o Jubileu 2025 se aproxima!

Caríssimos irmãos e irmãs,
O Jubileu 2025 está chegando! Em Roma, no dia 24 de dezembro de 2024, o Papa Francisco abrirá solenemente o Ano Santo, acolhendo peregrinos do mundo todo na Basílica de São Pedro. É um tempo de graça e bênçãos, um convite à renovação da fé e ao encontro com a misericórdia de Deus.

Aqui em nossa Diocese de São Mateus, a abertura deste Ano Santo acontecerá no dia 29 de dezembro de 2024, uma data especial para nos unirmos em oração e celebrarmos este momento de graça! Para iniciarmos com grande fervor este tempo jubilar, convidamos você a participar da concentração à partir das 9h na antiga catedral e às 9:30h, início da celebração com a procissão até a catedral, onde prosseguiremos com a Santa Missa.
O Jubileu, tradição milenar enraizada no Antigo Testamento, recorda-nos o ano da libertação, do perdão e da reconciliação. É tempo de voltar o nosso olhar para Deus e para o próximo, de perdoar e pedir perdão, de estreitar os laços de fraternidade e solidariedade.
Com o tema “Peregrinos de Esperança”, o Jubileu 2025 nos impulsiona a trilhar um caminho de fé e confiança, mesmo em meio aos desafios do mundo. Somos chamados a ser testemunhas da esperança cristã, anunciando a Boa Nova e construindo um mundo mais justo e fraterno.

Como podemos nos preparar para este tempo de graça?

Intensificando a nossa vida de oração: buscando a Deus em cada momento, na Palavra, nos Sacramentos e na contemplação.
Acolhendo o sacramento da Reconciliação: abrindo o nosso coração ao perdão de Deus e reconciliando-nos com Ele e com os irmãos.
Praticando as obras de misericórdia: estendendo a mão aos mais necessitados, partilhando o nosso tempo, os nossos dons e o nosso amor.
Peregrinando à Porta Santa (se possível): vivenciando a experiência jubilar em Roma, centro da Igreja Católica.
Aprofundando o nosso conhecimento da fé: lendo a Bíblia, estudando o Catecismo e participando de formações.
No dia 29 de dezembro, junte-se a nós para darmos início a este tempo jubilar com muita fé e esperança!

Que o Jubileu 2025 seja um tempo de profunda conversão e renovação para cada um de nós. Que a esperança que brota do Evangelho ilumine os nossos passos e nos conduza ao encontro com Cristo, Peregrino maior e fonte de toda esperança!

Veja mais