Seminário Diocesano da Pastoral da Saúde acontece em Nova Venécia

No último dia 4 de maio, a Diocese de São Mateus, em conjunto com a Pastoral da Saúde do Hospital São Marcos – São Camilo e em parceria com a Multivix, promoveu um encontro marcante no Centro Comunitário da Paróquia São Marcos, em Nova Venécia/ES. Sob o tema “O Coração Alegre é Bom Remédio”, o Seminário da Pastoral da Saúde reuniu agentes pastorais, profissionais de saúde e membros da comunidade para uma jornada de reflexão, aprendizado e partilha.

Desde o início da manhã, o ambiente foi permeado por acolhimento e partilha fraterna, iniciando com a celebração da Santa Missa e logo em seguida, deu-se início às palestras. A primeira palestra, foi conduzida pelo Padre Francisco Alves, MI, sobre “A Presença dos Camilianos no Brasil”, destacando o papel fundamental da espiritualidade no cuidado com o próximo.

Após momentos de animação e integração, o psicólogo e professor André Mota, deu sua importante contribuição com sua palestra sobre “A Construção de Vínculos e a Potência do Cuidado”, evidenciando a importância das relações interpessoais no processo de cura e bem-estar. Logo após foi servido o almoço, este foi um momento de confraternização e fortalecimento dos laços comunitários.

À tarde, a programação seguiu e a psicóloga e professora Karolyne Fagundes de Paula, deu sua contribuição com uma palestra que abordou o “Perfil do Agente Pastoral na Alegria de Servir na Pastoral da Saúde”, ressaltando a importância do acolhimento e da empatia no exercício do cuidado.

Encerrando o dia, o Padre Magno Nogueira Pereira, Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde contribuiu com uma palestra que despertou nos participantes profunda reflexão sobre o tema: “Espiritualidade: Possibilidade de Descobrir Alegria mesmo em tempos de dor”. Na oportunidade, Pe. Magno evidenciou a dimensão espiritual como fonte de consolo e esperança nos momentos desafiadores da vida.

O Seminário findou com alinhamentos diocesanos onde foram definidas metas para a pastoral reafirmando o compromisso de toda a comunidade em promover a saúde integral dos irmãos e irmãs em Cristo. O encerramento, conduzido por Alessandro Aguilera, Diretor Administrativo do Hospital São Marcos, foi marcado por palavras de otimismo e incentivo para continuarmos firmes nessa nobre missão.

As palestras foram desenvolvidas de modo que os participantes pudessem perceber que o cuidado com o próximo é um dever que se diz respeito a todos e não somente aos agentes da Pastoral da Saúde. Isso evidenciou-se, pois também houve a participação de alguns Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que são visitadores, com a missão de levarem Jesus Eucarístico aos doentes. Eles, em especial em nossa diocese, fazem a pastoral acontecer através do seu ministério.

A Diocese de São Mateus agradece a participação e o empenho de todos os envolvidos neste evento tão significativo. Que possamos, juntos, continuar sendo instrumentos de amor, solidariedade e esperança na vida daqueles que mais necessitam.