Nos dias 28, 29 e 30 de março, os seminaristas do Seminário Maior São Mateus realizaram uma experiência missionária na Paróquia São Cipriano, no município de Jaguaré (ES). Cada seminarista foi enviado para uma das comunidades da paróquia, onde puderam celebrar a Palavra de Deus e vivenciar um momento de partilha de vida com o povo.
Durante o sábado, foram realizadas visitas missionárias pela paróquia, culminando o dia com a Santa Missa nas sedes dos setores da paróquia, juntamente com um momento de espiritualidade e reflexão vocacional com os jovens e crismandos.
Ao domingo, o seminário se fez presente na comunidade São Cipriano (matriz), sendo, em seguida, feito o envio dos seminaristas para outras comunidades da paróquia, onde celebraram a Palavra de Deus com o povo.
Paralelamente às atividades missionárias, aconteceu também, naquele fim de semana, as “24 horas para o Senhor”, propostas pelo Papa Francisco para intensificar a vida de oração e propiciar uma melhor preparação para a Páscoa. Detalhe este que nos faz recordar da bonita dinâmica da Igreja, em que todos contribuem com a ação evangelizadora, seja por aqueles que se colocam em saída como discípulos missionários, seja por aqueles que se colocam em oração por aqueles que se encontram em missão.
A dimensão missionária se faz presente ao longo de todo o processo formativo, especialmente por meio de ações missionárias, como esta, que levam os seminaristas a tocarem as mais diversas realidades do povo: as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje (Gaudium et spes, n.1).
Rezemos pelas vocações e pelos seminaristas, para que sempre se coloquem em saída, dando um fiel testemunho do Cristo Ressuscitado àqueles que mais necessitam, como peregrinos de esperança.