Com grande alegria, o Seminário Maior São Mateus deu início ao ano formativo de 2025. A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 6 de fevereiro, com a celebração da missa solene presidida pelo reitor, Padre André Luciano Masarim, na capela do Seminário.
Durante a celebração, a comunidade formativa acolheu os novos seminaristas que ingressaram neste ano nas etapas da formação do Discipulado e Configuração.
Na Etapa do Discipulado (Filosofia), foram acolhidos os seminaristas Weviton Jesus de Souza e Viliam de Souza Ribeiro. Esse período da formação é um momento essencial de amadurecimento no seguimento a Cristo, permitindo que os seminaristas vivam mais próximos d’Ele e aprendam a ser seus discípulos ao observar seus gestos e sua maneira de agir. Além disso, essa etapa inclui os estudos filosóficos, que possibilitam uma reflexão aprofundada sobre questões fundamentais da existência, do conhecimento, da verdade, da moral, da mente e da linguagem.
Já na Etapa da Configuração (Teologia), o Seminário acolheu os seminaristas Victor Hugo de Souza e Elder Alex Cuquetto. Essa fase é marcada pelo aprofundamento na configuração a Cristo, o Bom Pastor, que cuida de suas ovelhas. Assumir essa configuração exige renúncias e entrega, pois fortalece, dia após dia, a certeza da vocação e da missão sacerdotal. Além disso, é um tempo dedicado aos estudos teológicos, que permitem aos seminaristas uma compreensão mais aprofundada da Sagrada Escritura e do chamado à evangelização.
Durante a missa, os seminaristas que iniciaram essa nova etapa receberam símbolos representativos, marcando oficialmente seu ingresso no respectivo período formativo.
“Sinto-me feliz pela retomada das atividades formativas neste ano com os que aqui estavam e com os novos que chegam. A luz do Evangelho desejo que cada um, sentindo-se chamado pelo Senhor, sigam respondendo sim e na companhia sejam fortalecidos para o exercício da missão”, afirma o reitor do seminário, Padre André Luciano Masarim.
Neste início de caminhada, a comunidade formativa se une em oração, pedindo a intercessão dos santos mártires Paulo Miki e seus companheiros, cuja memória litúrgica é celebrada nesta data. Que, assim como eles, esses jovens seminaristas sejam discípulos fiéis e se configurem plenamente ao Mestre. Que São Mateus, padroeiro da diocese, acompanhe e fortaleça cada um nesse caminho vocacional.
Assim, a comunidade formativa de 2025 é composta por:
ETAPA DO DISCIPULADO:
Viliam de Souza Ribeiro
Paróquia Santa Luzia – Nova Venécia
1º Ano de filosofia
Weviton Jesus de Souza
Paróquia Nossa senhora de Fátima- Pedro Canário
1º Ano de filosofia
Guilherme Quiuqui de Jesus
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição da Barra
2° Ano de Filosofia
Rafael Charile Capucho
Paróquia Nossa Senhora das Graças – Vila Valério
3º Ano de Filosofia
ETAPA DA CONFIGURAÇÃO:
Elder Alex Cuquetto
Paróquia Arcanjo São Gabriel – São Gabriel da Palha
1º ano de Teologia
Estágio pastoral: Paróquia São Mateus – São Mateus
Victor Hugo de Souza
Paróquia Senhor Bom Jesus – Água Doce do Norte
1° ano de Teologia
Estágio Pastoral: Paróquia Arcanjo São Gabriel – São Gabriel da Palha
Kaylan Bettim Ton
Paróquia São Cipriano – Jaguaré
2° Ano de Teologia
Estágio Pastoral: Paróquia São José – Águia Branca
Mateus Venancio Pelanda
Paróquia São Francisco de Assis – Barra de São Francisco
2° Ano de Teologia
Estágio Pastoral: Paróquia Imaculada Conceição – Conceição da Barra
Enilson Souza Silva Júnior
Paróquia Nossa Senhora das Graças – Boa Esperança
3° Ano de Teologia
Estágio Pastoral: Paróquia São Cipriano – Jaguaré