Seminaristas Iniciam Retiro Espiritual

“Nos coloquemos em oração por esses jovens que caminham rumo ao sacerdócio”

Hoje, dia 15/02, teve início o retiro espiritual para os seminaristas da Diocese de São Mateus, que está sendo realizado conjuntamente com os seminaristas da Diocese de Colatina. Essa jornada de crescimento espiritual está sendo realizada no IESIS – Instituto Espírito Santo de Inovação Social, em Ibiraçu/ES e estenderá até o dia 18 de fevereiro.

Os seminaristas de teologia, filosofia e o formando do propedêutico embarcaram em um período de recolhimento e reflexão, preparando-se para os desafios e bênçãos que o tempo da quaresma e o ano formativo oferecem.

Sob orientação do bispo dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da Diocese de Colatina/ES, que aprofundará o tema “Vocação: Graça e Missão e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), os jovens se comprometem com a jornada de interiorização e oração que caracteriza esse período litúrgico significativo para a fé cristã.

O retiro espiritual oferece um tempo para aprofundar a relação com a espiritualidade quaresmal, refletir sobre o significado mais profundo da Páscoa e também como fortalecimento espiritual para o ano de discernimento vocacional que inicia-se rumo ao sacerdócio.

Enquanto os seminaristas mergulham em dias de silêncio e contemplação, a comunidade religiosa os acompanha com fervorosas preces, desejando-lhes uma experiência enriquecedora e transformadora durante este período de preparação para a celebração da ressurreição de Cristo.