Menu

Setor Missionário Santa Teresinha do Menino Jesus é Criado em Guararema

No dia 5 de janeiro de 2025, um marco histórico para a Diocese de São Mateus ocorreu com a criação do Setor Missionário Santa Teresinha do Menino Jesus, em Guararema. A cerimônia de inauguração e posse do Padre Jader Jesus Silva como administrador do novo setor aconteceu na quadra de esportes da comunidade, reunindo fiéis de diferentes localidades. A celebração foi presidida por Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo diocesano.

O setor missionário foi criado para atender a uma necessidade pastoral em comunhão com a segunda prioridade da Diocese: “A Missão e a Comunhão na Igreja Diocesana”. Inicialmente, ele é composto por 16 comunidades provenientes de três paróquias: São Marcos, de Nova Venécia; Barra de São Francisco; e São José, de Águia Branca. Dom Paulo destacou que esta estrutura inicial pode ser ampliada futuramente, caso outras comunidades venham a ser acolhidas.

As comunidades que compõem o Setor Missionário Santa Teresinha do Menino Jesus são:

Paróquia São Marcos (Nova Venécia): Nossa Senhora da Penha (Cristalina), Divino Espírito Santo (Poção), Nossa Senhora de Fátima (Barra do IV), Senhor Bom Jesus (Oriente do IV), Nossa Senhora das Graças (Dantas) e São Vicente de Paula (Guarani).

Barra de São Francisco: São João Batista, Nossa Senhora da Penha (Itaperuna) e Sagrado Coração de Jesus (Itaperuninha).

Paróquia São José (Águia Branca): Sagrado Coração de Jesus (Bom Pastor – Café), Nossa Senhora do Rosário (Boa Vista), Sagrado Coração de Jesus (Guararema), Santa Luzia (Água Limpa), Bom Jesus (Invejada), São Sebastião (Perdida) e Nossa Senhora do Carmo (Cedrolândia).

Durante a homilia, Dom Paulo enfatizou a importância do compromisso e da união entre os fiéis:

“Este é um momento de olhar para frente e pegar somente o que foi bom do passado. Precisamos nos empenhar, ajudar uns aos outros, para crescermos como comunidade de fé e, futuramente, nos tornarmos uma paróquia. O sucesso desta experiência pastoral depende da dedicação e da comunhão de todos.”

Apesar da missa inaugural ter sido celebrada em Guararema, o setor missionário ainda não possui uma sede definida. A ideia não é criar estrutura de matriz, mas sim atender a todas as comunidades da melhor forma possível com Missas, confissões e atendimento pastoral, principalmente nos patrimônios ou comunidades com maior número de famílias.

O Setor Missionário Santa Teresinha do Menino Jesus tem como objetivo fortalecer a evangelização em regiões distantes, promovendo a comunhão entre as comunidades e oferecendo suporte pastoral. Padre Jader, agora responsável pela administração do setor, expressou sua gratidão e disposição em servir:

“Recebo esta missão com alegria e esperança. Conto com a colaboração de todos para juntos construírmos um setor missionário forte, alicerçado na fé e no amor ao próximo.”

O novo setor abrange comunidades significativas que agora se organizam sob uma estrutura comum para intensificar a presença da Igreja na região.

O Setor Missionário Santa Teresinha do Menino Jesus nasce com o compromisso de unir, fortalecer e expandir a presença da Igreja, com os olhos no futuro e coração alicerçado na esperança. Rezemos pelo êxito desta nova etapa missionária.

Veja mais