Menu

V Jornada Diocesana da Juventude Missionária aconteceu na Paróquia Santa Luzia – NV

No dia 14 de julho, a Juventude Missionária (JM) da Diocese de São Mateus realizou a sua 5ª Jornada Diocesana. O encontro aconteceu na Paróquia de Santa Luzia, no município de Nova Venécia. Neste ano, a Jornada trouxe como tema “Jovens Missionários, com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e proporcionou aos cerca de 70 jovens participantes momentos de formação, partilha e trabalhos em grupo. Além disso, os jovens realizaram uma experiência missionária em algumas realidades locais.

Na manhã do domingo (14), os jovens deram início ao encontro participando da Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Gilday Soares na Comunidade Ascensão do Senhor (Matriz). Em seguida, a equipe diocesana da JM conduziu a formação, abordando o lema da Jornada “Ide e convidai a todos para o banquete” e a carta do Papa para o Dia Mundial das Missões de 2024. À tarde, os jovens partiram em missão e foram enviados às realidades locais, visitando famílias da Comunidade de Santa Emilie no Bairro Aeroporto e a Casa do Vovô, uma instituição de longa permanência e acolhida de idosos no município.

Antes do encerramento, o encontro ainda contou com uma partilha do Coordenador Estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Francisco Malacarne Neto, que sensibilizou os participantes sobre a consciência da missão ad gentes e o cuidado com os jovens além-fronteiras. Ele destacou que, enquanto estavam reunidos, diversos jovens ao redor do mundo, sobretudo na África, tinham sua dignidade e suas vidas ameaçadas.

O coordenador diocesano da Juventude Missionária, Leandro Gasparini, ressaltou: “A Jornada é sempre um encontro que nos proporciona alegria, trazendo aos jovens motivação para continuar a exercer suas atividades nos grupos de base. Muitos participaram pela primeira vez; alguns dos jovens que estavam aqui nada conheciam sobre a Juventude Missionária e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do nosso carisma, entendendo que não participamos apenas de um grupo, mas buscamos seguir um estilo de vida. Sei que ainda existe muito a ser feito; os desafios que superamos para realizar essa jornada foram diversos e ainda temos muitos outros a superar para fortalecer e propagar a Juventude Missionária dentro da diocese, mas acreditamos que plantamos novas sementes e agora precisamos cuidar delas para que possam crescer e dar bons frutos”.

Além de promover a Pontifícia Obra da Propagação da Fé, a Juventude Missionária, em sua Jornada Diocesana, seguindo os apelos do Papa Francisco para ser uma Igreja em saída, busca despertar nos jovens a consciência de que todo batizado é um colaborador para a evangelização no mundo. A missão não pode ser reduzida a cumprir tarefas ou apenas em alguns momentos da vida, mas, como o próprio Papa sugere em sua carta para o Dia Mundial das Missões, “A missão é ida incansável rumo a toda humanidade para convidar ao encontro e à comunhão com Deus”.

Veja mais