Menu

Explicação Brasão Diocese de São Mateus

O Brasão da Diocese de São Mateus no Espírito Santo é composto de:

  • Escudo dividido em 4 partes.
  • Mitra.
  • Cruz.
  • Báculo.
  • Listel.

SIMBOLOS:

  • Anjo.
  • Alfa e Ômega.
  • Estrelas.
  • Montanhas e Planícies.

O ESCUDO é de formato tradicional muito usado na heráldica eclesiástica, onde nele fixa os símbolos; a identidade de quem dele fizer uso e por ele ser reconhecido. Atrás do escudo encontram-se a CRUZ e o BÁCULO.

A CRUZ sempre é o símbolo que está à frente de nós, o próprio Jesus está a nossa frente, e como nos ensina Paulo Apóstolo: “(…) Nós pregamos Cristo e Cristo crucificado (…)” (1 Cor. 1,23).

O BÁCULO como símbolo pastoral, Cristo é o supremo Pastor das ovelhas, mas confia este cuidado aos Apóstolos: “(…) Apascenta minhas ovelhas (…)”. (Jo.21,17).

A MITRA é símbolo do esplendor da verdade que deve brotar das verdades vividas do evangelho, segundo o depósito da fé e dos ensinamentos nesta íntima aliança com Deus e com a Igreja; representadas pelas ÍNFULAS da mitra.

ANJO Padroeiro da Igreja Particular, porção do povo de Deus, conforme nos ensina o Código de Direito Canônico. O anjo é uma representação do Evangelista Mateus; o cobrador de impostos.

Na descrição dos quatro seres do Apocalipse – águia, boi, leão e homem – São Mateus é associado àquele com aspecto de homem; que mostra o rosto humano, a humanidade de Jesus.São Mateus foi o primeiro apóstolo a escrever um livro contando a vida e a morte de Jesus Cristo, ao qual ele deu o nome de Evangelho e que foi amplamente usado pelos primeiros cristãos da Palestina. Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou e mandou um anjo que curou seus olhos e o libertou. A cor Vermelha do Evangelista e Apóstolo Mateus, significa a SEQUELA CHRISTI (Seguimento de Cristo), que se dá no martírio diário, os Apóstolos e Evangelistas deram suas vidas pelo Cristo Senhor.

ALFA/ÔMEGAé o próprio Cristo como princípio e fim último de toda obra da criação, como usamos e recitação na sagrada liturgia eucarística: “Per ipsum, et cum ipso, et in ipso (…)” (Por Ele, com Ele e Nele). Ele se incarna torna-se um conosco levando novamente a criação ao seio de Deus, que pelo pecado haviam se afastado.

ESTRELAS As regiões Forânicas da Diocese de São Mateus. A organização territorial e eclesial desta porção do povo de Deus em torno do pastor.

MONTANHAS E PLANÍCIES Descrição da realidade geográfica da Diocese, lugares planos, assim lugares altos transpassadas pelos rios que dão vida a região. Diversas realidades onde a Diocese está inserida, tendo em vista a capacidade de florescer nestas regiões.

LISTEL faixa inferior do Brasão, onde nela está escrito o nome da Diocese ao qual o Brasão representa. Porta o nome desta identidade heráldica.

U.I.O.G.D

Veja mais