66 anos desde a designação de São Mateus como sede Diocesana, por Papa Pio XII

“Era infinitamente fevereiro…”, como dizia o poeta.
O som dos três grandes sinos da matriz de São Mateus repicava com mais intensidade e júbilo na manhã do dia 16 de fevereiro!
O que teria acontecido? Perguntavam todos os fiéis devotos!
Logo veio a maior notícia do ano de 1958: São Mateus foi escolhida pelo Papa Pio XII para ser a sede da nova Diocese ao Norte com a outra ao Sul: Cachoeiro. A então Diocese do Espírito Santo, passaria a ser a nova Arquidiocese de Vitória. A antiga matriz seria elevada à dignidade de Catedral!
Quem apresentou esta magnífica notícia foram os dois padres: Pe. Carlo Furbetta e seu vigário paroquial recém-chegado da Itália: Pe. Aldo Gerna.
A pergunta logo a seguir, não poderia faltar: E quem será o Bispo? Essa pergunta, tantas vezes repetida só teve resposta um ano e meio depois, quando o Papa João XXIII nomeou Dom José Dalvit.
Durante esse longo período, o papa Pio XII faleceu e a Diocese era governada pelo Administrador Apostólico Dom João Batista da Mota e Albuquerque, primeiro Arcebispo metropolitano de Vitória.
Oremos nestes dias jubilares da Nossa Igreja Particular de São Mateus.

Escrito por Padre Aldir Roque Lóss, Pároco da paróquia São José de Águia Branca/ES.