Vem ai o Encontro Diocesano da CEB’s.
Catedral
O símbolo da Catedral, nossa Igreja Mãe, está ao centro, seguindo os traços do projeto desenvolvido pela arquiteta Regina Céli de Albuquerque Machado, em 1986, inspirada no livro do Apocalipse. Somos o Corpo Místico de Cristo, que o tem como cabeça.
Na Diocese e em sua Catedral, o Bispo é a “cabeça” desse Corpo. Catedral também quer dizer, “Cadeira”, isto é, cadeira do sucessor dos Apóstolos entre nós. Ela também representa a “Tenda de Deus com o Povo”.
A nossa Catedral reúne a todos, sendo a Igreja que acolhe e envia
Rio
O Rio Cricaré que passa por de trás da Catedral, está repre- sentado, passando pelo entorno da arte como um rio de água viva que nutri e dá a vida.
Mapa
Ao fundo, o mapa da Diocese demarcado pelas cores das Foranias, mostrando toda a extensão territorial.
Pessoas
No ponto mais alto, o Sagrado Coração de Jesus, representando a totalidade de sua Igreja.
Ao lado, a figura do papa Francisco, representante de Pedro.
São Mateus, padroeiro de nossa Diocese.
São José de Anchieta, que foi o precursor da catequização e evangelização dos primeiros povos que aqui habitavam.
A Indígena representando os primeiros habitantes da região.
O Negro, representando a cultura e a colonização, marcando o início da caminhada diocesana.
O Agricultor com a enxada representa a força do homem do campo, trazendo consigo toda a história de quem labuta a terra e de quem luta pelas causas sociais.
A Mulher representa a força feminina, presença ativa no serviço em nossa Igreja.
Frutos do trabalho
Aos pés da torre da Catedral como ofertas, estão os frutos do trabalho do povo, representando a agricultura (café, cana e pimenta do reino) e a pecuária (pasto e gado).
Pegadas
A caminhada do povo de Deus em todos esses anos da história de nossa Diocese está representada pelas pegadas em direção à Catedral.
À porta central, temos as marcas dos pés entrando na igreja e, as laterais, saindo, representando uma Igreja sinodal, em saída.
Trem
A força das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) é representada pelo “Trem das CEB’s”, que acompanha toda dinâmica do ser Igreja na Diocese de São Mateus, onde as Pastorais, Movimentos, Serviços, Leigos e Leigas, Religiosos e Religiosas, Padres, Bispo e Diáconos e todo o povo fiel vivem em missão.
Cruz
Finalizando, está a Cruz que representa três verdades fundamentais de nossa fé: Deus Uno e Trino, a Encarnação do verbo e Sua Morte na Cruz, recordando o Mistério Pascal.
Criação da arte:
Agência Aliança Marketing.
Produção do texto:
Sérgio Luiz Masarim, Pe. Éder Mataveli Vargas,
Pe. Patric da Silva Wanderley e Kaylan Bettim Ton.