Menu

Núcleo ESPERE realiza Círculos Restaurativos com coordenadores de turno da rede municipal de São Mateus

Depois de quase três anos de trabalho, diálogo e perseverança para apresentar a metodologia dos Círculos Restaurativos e da oficina ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação), a porta da educação se abriu para a atuação do Núcleo ESPERE – Justiça Restaurativa da Diocese de São Mateus.

A caminhada incluiu idas e vindas e uma constante construção de confiança com a Secretaria Municipal de Educação (SME). No final do ano passado, um passo importante já havia sido dado com a realização de um círculo junto às equipes psicossocial e técnico-pedagógica da Secretaria.

A consolidação desse avanço ocorreu nesta semana, com a realização de círculos junto aos coordenadores de turno das escolas municipais, alcançando diretamente a equipe que está no cotidiano escolar e no cuidado com as relações dentro das unidades de ensino.

Os encontros aconteceram no dia 03 de fevereiro de 2026, das 8h às 11h40, em São Mateus, com a participação de 65 profissionais. Para conduzir a atividade, uma equipe de nove facilitadores do Núcleo organizou os participantes em grupos menores, garantindo um ambiente adequado de escuta, partilha e diálogo.

Segundo o Núcleo, a Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades que busca conscientizar sobre fatores relacionais, institucionais e sociais que motivam conflitos e violências. Mais do que uma técnica de resolução de conflitos, trata-se de uma abordagem que promove espaços de escuta, responsabilização ativa e fortalecimento das relações humanas e institucionais. Uma das práticas utilizadas nesse processo são os Círculos Restaurativos.

Com a realização dos encontros, o Núcleo ESPERE reforça sua missão de divulgar e fortalecer a cultura de paz, colaborando com a construção de ambientes mais saudáveis e humanizados também no espaço educacional.Ao final da atividade, foi definido um planejamento para 2026, com a proposta de ampliar o atendimento e contemplar mais profissionais da educação ao longo do ano, consolidando a parceria e fortalecendo a presença da Justiça Restaurativa na rede municipal.

Veja mais