Seminaristas concluem missão na Igreja diocesana de Santíssima Conceição do Araguaia/PA

“Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20, 21).
A missão da Igreja, sua natureza missionária e sua existência têm como ponto imediato de referência e como primeiro fundamento a missão de Jesus Cristo. Jesus foi enviado pelo Pai (Jo 3,16), e por meio dele o Espírito Santo foi enviado à Igreja, como primeiro dom (Jo 15,26). Dessa maneira, toda a comunidade cristã deve viver o ardor missionário inspirado no próprio Cristo.

Crendo nisso, nós seminaristas que fomos enviados para a experiência na Igreja diocesana de Santíssima Conceição do Araguaia, tivemos a oportunidade de crescer enquanto seres humanos que se abrem para tocar novas realidades. Ao mesmo tempo, a missão contribui para nosso processo de discernimento e amadurecimento vocacional. Nossa experiência começou no dia quatro, quando chegamos na diocese. No início, ficamos na paróquia São José Carpinteiro no município de Xinguara onde fomos acolhidos pelo padre Francisco Simon. Aí tivemos a oportunidade de conhecer e celebrar com diversas comunidades, bem como, realizar visitas às famílias juntamente com as pastorais.

Logo em seguida fomos encaminhados para a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Redenção. Os padres Helder Salvador e Paulo nos acolheram e logo em seguida fomos para os setores do interior, onde realizamos celebrações, encontros, formação e principalmente visitas às famílias. Posteriormente o pe. Helder, nos apresentou a catedral, o seminário e a Cúria diocesana que fica no município de Conceição do Araguaia.
Ao findar os dias dessa bonita experiência, trazemos em nossos corações as alegrias e fadigas de cada pessoa que encontramos, carregamos a certeza de que vale a pena cumprir o mandato missionário: “Ide”.
Paulo exprime a lógica missionária na carta aos Romanos: “Ora, como o invocariam sem terem crido nele? E como creriam nele, sem o terem ouvido? E como o ouviriam, se ninguém o proclama? E como proclamá-lo, sem ser enviado? Por isto está escrito: como são belos os pés daqueles que anunciam boas novas!” (Rm 10, 13-15).

Como são belos os pés daqueles que se colocam a caminho e como são belos àqueles que nos recebem com tanto carinho.
Agradecemos a Deus, à nossa diocese e à diocese de Santíssima Conceição do Araguaia que tão bem nos recebeu.