Menu

Seminaristas do Regional Leste III participam do 5° COMINSE, em Teresina (PI)

Dos dias 21 a 26 de julho aconteceu o 5º Congresso Missionário Nacional dos Seminaristas (COMINSE), sediado no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Teresina (PI). O congresso contou com cerca de 240 participantes, entre seminaristas, padres e bispos de todo o Brasil. Destes, 8 seminaristas representaram o Regional, entre membros do COMISE do Regional Leste 3 e outros: o seminarista Rafael Charile Capucho de nossa Diocese de São Mateus; os seminaristas Wellington Tolentino e Sidney de Moraes da Diocese de Colatina; os seminaristas Jeferson Aurich e Mateus Baptista da Arquidiocese de Vitória; os seminaristas Alex Azevedo e Danilo Andrade da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; o seminarista Tiago Barbosa, Missionário do Sagrado Coração. O evento celebrou com grande júbilo os 40 anos de criação do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), que surgiu exatamente no seminário que acolheu o congresso. Alinhado ao ano jubilar, o 5º COMINSE trouxe como tema “Discípulos Missionários de Esperança”.

O tema escolhido ajudou a refletir a importância da animação missionária da Igreja, de modo especial, em tempos de desafiantes transformações sociais. Tendo em vista a pessoa de Jesus Cristo, nossa esperança, somos chamados a sermos suas testemunhas, como seus discípulos enviados em missão, como luzeiros de esperança onde quer que estejam. Refletir sobre a missionariedade da Igreja dentro do processo formativo dos futuros presbíteros, é de fundamental importância para que compreendam que ela não é meramente uma dimensão, mas é constitutiva e abrange toda a vida da Igreja. É importante porque é nada menos que um mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos enviou a todo mundo para anunciar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16, 15).

A programação do encontro contou com uma grande diversidade de conferências, painéis temáticos e oficinas. Os conferencistas convidados foram Dom Pedro Brito, que contou a história dos COMISEs, Dom José Albuquerque, que falou sobre a vocação como dom de Deus, Dom Maurício Jardim, que realçou a importância da experiência querigmática com Jesus Cristo antes da vivência da missão. Também alguns padres foram convidados para a realização das conferências, como o padre Alessandro Brandi, dirigente da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo (POSPA), o padre Rafael Lopez Villasenor, secretário das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil.

As celebrações eucarísticas foram realizadas nas Igrejas históricas da cidade, como a Catedral Metropolitana, a igreja de Nossa Senhora do Amparo e a Igreja de São Benedito, presididas pelos bispos do Regional Nordeste 4. Momentos como estes e as diversas apresentações culturais piauienses, levaram os seminaristas de todo o Brasil a conhecerem de perto a riqueza cultural do Piauí.

Por fim, no dia 25 o congresso contou com uma experiência missionária ad gentes nas comunidades da Arquidiocese de Teresina, levando, mais uma vez, os participantes ao contato com a realidade do povo piauiense. A missão foi concluída com celebrações locais, junto do povo santo de Deus. No dia 26, último dia do COMINSE, os seminaristas iniciaram o dia com uma procissão que se encerrou com a deposição das terras trazidas pelos seminaristas de suas Dioceses na cruz missionária. Por fim, foi proclamada a Carta Compromisso, resultado das vivências ao longo do 5º COMINSE e da Missa de envio com a entrega das velas missionárias que foram levadas para os COMISEs regionais.

Os seminaristas retornaram para as suas Dioceses deixando no Piauí um pouco de cada um, e levando consigo também um pouco do calor humano tão acolhedor e próprio do povo piauiense, desejosos por uma Igreja sinodal em estado contínuo de missão.

Veja mais