“Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1, 31)
A Pastoral da Educação da Diocese de São Mateus realizou no dia 5 de julho, seu VII Seminário, no Santuário da Mãe Peregrina, na Gameleira, em Nova Venécia, com o tema “Educar para o cuidado da Casa Comum em vista do bem coletivo”, a fim de continuar a reflexão iniciada na Campanha da Fraternidade deste ano. O cuidado integral do ser humano, em todas as suas dimensões, é fundamental para que todas as demais realidades da história decorram para um bem comum global. A presunçosa ação de querer se salvar sozinho é uma realidade historicamente terrível. Quantos sofrimentos o homem e a mulher tem passado por percorrer tal caminho.
O Papa Leão XIV lembrou em texto nas redes sociais recentemente sobre os “Dez anos da Laudato Si’”, a preocupação sobre o desenvolvimento integral e o cuidado para com a casa em que habitamos, temas recorrentes de seu antecessor, o Papa Francisco. O Seminário da Pastoral da Educação de 2025 é um caminho de estudo, reflexão e ação que não pode permanecer somente neste dia, mas que precisa ser reverberado todos os dias na ação educativa em nossas escolas, faculdades, grupos de jovens, catequizandos e principalmente em nossas famílias, tão devastadas por uma descaracterização da pessoa humana. O encontro contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas de vários lugares da Diocese.
O encontro teve início com a Santa Missa presidida por Dom Paulo, que depois ajudou a refletir a temática “O cuidado para com aquele que cuida dos futuros cuidadores.” Dom Paulo discorreu a partir de sua constatação na Visita Pastoral, das muitas conversas que teve com os educadores da Diocese de São Mateus. Foram momentos de uma profunda experiência e troca de conhecimento, que ajudaram Dom Paulo a perceber valores, riquezas e desafios. Em um segundo momento, o Dr. Psi. Gerson Abarca, refletiu caminhos, à luz da Psicologia, para que nunca cessem o cuidado e a assistência necessária para os educadores. Por fim, o Pe. Cosme conduziu um momento de espiritualidade aproveitando do espaço propício do Santuário da Mãe Peregrina. Os educadores puderam rezar, refletir e pensar acerca de sua vocação à vida e ao chamado que Deus faz a cada um constantemente. É no enxergar as belezas que Deus fez e faz, ver também que tudo pode ser muito bom. Numa sociedade do cansaço, é fundamental ressignificar o sentido da vida e continuar a peregrinar com esperança. “Juntos somos mais fortes!”