JMJ 2016: O Encontro do Mundo Jovem

Jornada Mundial da Juventude 2016
O Encontro do Mundo Jovem

No ano Santo da Misericórdia, jovens de todo mundo puderam usufruir de mais uma benção oferecida pela Santa Igreja: a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu dos dias 26 a 31 de julho próximos passados. A Jornada Mundial da Juventude surgiu em 1986, tendo como idealizador o papa São João Paulo II. A partir daí o evento vem ocorrendo no intervalo de três anos em diversas partes do mundo.

Neste ano a Jornada aconteceu na Polônia, na cidade de Cracóvia. Tive a honra e a benção de poder participar. Este evento tem a capacidade de modificar o ser, a alma e a vida de qualquer pessoa. A oportunidade de encontrar e ficar a poucos metros do santo Padre, o papa Francisco; de interagir com a alegria, o entusiasmo e a disposição de tantos jovens que acreditam no amor e na misericórdia do Pai. Jovens que estão dispostos a se doarem a cada dia ao projeto de Cristo; que estão cientes de que para trilhar um caminho seguro e digno é necessário abraçar a Cruz.

A Jornada Mundial da Juventude foi também uma oportunidade formidável de conhecer a história de um povo, sua cultura, fé, alegrias e angústias. Oportunidade de enxergar no rosto do outro o rosto do próprio Jesus, o Salvador. Para mim foi ainda além: foi a oportunidade de alcançar e de participar do Sagrado de uma família, conhecer e contemplar as alegrias e as tristezas. Foi a oportunidade para ser humano em uma realidade adversa e nova. Vivenciei tudo isso na Semana Missionária que aconteceu dos dias 20 a 25 de julho na Diocese de Gdansk, no vilarejo de Chwaszcyno.

Nesse evento, que mobiliza e sensibiliza o mundo, o encontro com o Papa Francisco é sempre carregado de emoção, esperança e entusiasmo. É proporcionado à Juventude buscar na fonte a graça e o amor de Cristo Jesus, para que esse amor possa se disseminar por todos os povos e nações, por todos os quatro cantos da Terra.

Francisco se dirigiu à juventude na belíssima reflexão do dia 29 de julho. Após a via sacra, ele recordou a toda a juventude o evangelho de Mateus (25, 35-36). “Tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e deste-me de vestir, adoeci e visitaste-me, estive na prisão e fostes ter comigo.”

O Santo Padre afirmou a toda a juventude que se queremos encontrar Deus devemos procurá-Lo nos pobres, doentes, humilhados, marginalizados, aflitos e que sofrem. “Deus está neles, sofre neles, profundamente identificados com cada um. Está tão unido a eles, que quase forma um só corpo”.

Francisco ainda pediu aos jovens que exerçam e deixem que brote a cada dia no coração a misericórdia e que se possa cultivá-la com carinho, amor e humildade. “A pessoa sem misericórdia não pode fazer nada”, afirmou o sumo pontífice. Ainda se dirigiu à juventude fazendo um apelo: “hoje a humanidade precisa de homens e mulheres como vós, que não queiram viver a sua existência pela metade, jovens prontos a gastar a vida no serviço gratuito aos irmãos mais pobres e mais vulneráveis, à imitação de Cristo que se doou totalmente a Si pela nossa salvação”.

Papa Francisco convidou a juventude do mundo todo, assim como o fez no Rio de Janeiro em 2013, a serem “protagonistas do serviço, sinal do amor misericordioso de Cristo para com o nosso tempo”.

Assim, queridos jovens da diocese de São Mateus, venho compartilhar com vocês e com todos, um pouco daquilo que vivi, e na simplicidade propagar a boa nova de Cristo que foi transmitida pelo Papa Francisco.

Paz e bem a todos, e que sejamos cada dia mais apaixonados por Jesus. Para que apaixonados possamos nos doar de corpo e alma no auxílio dos mais necessitados e, com isso, construirmos um mundo melhor.

“Papa Francisco, Juntos de Cristo”.

Seminarista Thiago Pratissoli
Diocese de São Mateus