Arquivos

DNJ acontece neste domingo nas foranias da nossa Diocese

O DNJ, Dia Nacional da Juventude que acontece neste domingo, dia 21 de outubro e traz como tema “juventude construindo a cultura da paz” e o lema “disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo”.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Neste ano, em nossa Diocese, o DNJ será nas foranias. Todos os setores de nossa juventude se reunirão para um dia de celebração, oração e muita animação. Procure o grupo de jovens de sua paróquia para maiores informações.

Veja os locais onde acontecerão o DNJ nas foranias:
  1. Forania Baiana: Paróquia de Boa Esperança
  2. Forania Capixaba: Paróquia de São Gabriel da Palha
  3. Forania Mineira: Paróquia de Mantenópolis
  4. Forania Praiana: Paróquia de Jaguaré

 

Instalação da paróquia São João Paulo II de Água Limpa será neste Sábado

A Diocese de São Mateus se encontra em festa com os preparativos para a instalação de sua 25ª Paróquia.

Em outubro de 2017, diante das necessidades pastorais e espirituais local, foi criado o Setor Pastoral Santa Cruz em Água Limpa-Jaguaré, com 15 comunidades, sendo 13 da Paróquia São Cipriano e 2 da Paróquia São Mateus, e Pe. Deucy Côrrea nomeado administrador.

Em setembro deste ano, Dom Paulo anunciou a criação da paróquia, como também seu padroeiro, São João Paulo II.

A instalação da paróquia e a posse de seu primeiro pároco, Pe. Deucy, acontecerão neste sábado, dia 13 de outubro de 2018, com missa campal presidida por Dom Paulo às 18h.

Desde o anúncio, todo o setor está empenhado para que este momento festivo seja memorável. Todas as comunidades estão sendo enfeitadas com as cores branca e vermelha, referente à bandeira da Polônia, país de origem de São João Paulo II.

No dia 22 de outubro, a nova paróquia já celebra a primeira festa de seu padroeiro, começando às 18h com carreata saindo da comunidade São Roque e Missa Solene, às 19h, presidida pelo pe. Belmiro Ohnezorge na Matriz Santa Cruz.

A Paróquia de Montanha se prepara para celebrar em honra à Nossa Senhora Aparecida

O povo santo de Deus da Paróquia de Montanha e Vinhático, celebram em ação de graças às bênçãos e proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Neste ano de 2018 se preparam com uma Novena, com o tema: “Maria, modelo de testemunho e serviço para os leigos” e o lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14), há qual teve início no dia 03/10, onde Padres da nossa Dioceses estão celebrando.

A grande Festa no dia 12 de outrubro, contará com uma agenda Mariana desde a madrugada até a Solenidade presidida pelo bispo Dom Paulo, com procissão a partir das 17 horas.

Que Nossa Mãe Aparecida, proteja e sempre abençoe a nossa diocese e toda paróquia de Montanha e Vinhático.

Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!

Viva a Mãe de Deus e nossa!

Católicos e luteranos lançam Carta Pastoral sobre as Eleições 2018

As Dioceses de Colatina e São Mateus uniram-se à Igreja de Confissão Luterana para lançar uma Carta Pastoral sobre as Eleições 2018. O documento fala da descrença da sociedade com a política e sua insatisfação com a situação atual do país, convidando os cristãos a fazer valer o seu direito ao voto!

“Com a participação da Igreja e dos cristãos nas eleições, podemos ajudar a constituir um bom governo. Fiscalizar as ações daqueles que elegemos e indicar projetos que correspondam ao Evangelho devem fazer parte do nosso dia a dia. Portanto, fé e ação política não se excluem”, afirma a carta.

Confira, a seguir, o texto na íntegra.

 

Santuário de Vinhático recebe a V Romaria Diocesana do Terço dos Homens

Nesse sábado acontece a V Romaria Diocesana Terço dos Homens, ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Vinhático.

Somos convidados a ouvir a voz de Jesus que nos convida a sermos devotos do Imaculado Coração de Maria. Nesta intenção é que vamos à sua casa e ao seu coração, para receber as graças do Coração de Maria, motivados pela promessa de Jesus de que nunca ficaríamos sozinhos.

O encontro começará a partir das 14h, com a acolhida do romeiros, logo após, acontecerá a Oração do Santo Terço. Às 15:30h, o Padre Eclério, fará uma formação com o tema: “Vós sois sal da terra e luz do mundo: A importância do trabalho do homem na igreja e na sociedade”. A Santa Missa de encerramento da V Romaria será presidida pelo bispo Dom Paulo.

Festa do Glorioso São Mateus 2018

A tarde da última sexta-feira, dia 21, foi marcada pela comemoração do Jubileu de 60 anos de criação da nossa Diocese. Milhares de fiéis das 24 paróquias e do setor pastoral, se uniram em Ação de Graças, na Catedral Diocesana de São Mateus, em uma solenidade celebrada pelo nosso bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó. O evento contou com as honrosas presenças de Dom Wladimir, Bispo de Colatina, Dom Dário, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Aldo Gerna, Bispo Emérito de São Mateus, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana MG, Dom Zanoni Demetino Castro, Arcebispo de Feira de Santana, Dom Ailton Menegussi, Bispo de Crateús-CE, Dom Edivalter Andrade, Bispo de Floriano, PI e com o clero da nossa diocese, diácono, religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus.

Durante a Missa, a rica história da nossa Diocese foi relembrada. Dom Paulo agradeceu aos presbíteros, religiosas e também aos fiéis que contribuíram para a evangelização na Diocese durante todos esses anos.

Durante todo o dia a festa contou com uma bonita e formativa programação: Laudes às 07h, com a participação dos seminaristas, Santa Missa presidida por Dom Aldo Gerna às 7h30min na antiga Catedral e a conferência sobre a identidade das Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Estado do Espírito Santo, ministrada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo emérito de Mariana MG às 09h30min  também na Catedral.

Às 16 horas Missa Solene, seguida de procissão luminosa, show pirotécnico, show religioso e confraternização.

Em sua homilia Dom Paulo salientou: “Como bispo desta Diocese no momento, convido a todos a colhermos os frutos e lançar novas sementes, plantar a vida e soltar a nossa voz. No passado, no presente e no futuro, somos Igreja, São Mateus, rogai por nós!

Que São Mateus, nosso santo padroeiro, interceda a Deus por nós, olhe por nossa “Igreja profética e missionária, a serviço da vida”.

 

Clique aqui para acessar todas fotos da festa na página do Facebook da Diocese de São Mateus.

Campanha Missionária 2018

Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história.
Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).
O papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

Apresentação dos subsídios

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). Todos os itens da Campanha são enviados no final do mês de junho a todas as dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. É importante verificar se o material está chegando e organizar a sua distribuição.
Além disso, os materiais estão disponíveis nesta Página para baixar e multiplicar livremente.

Clique aqui para baixar a apresentação geral da Campanha

Cartaz

Em comunhão com a arte dos materiais da Campanha Missionária de 2017, neste ano destacamos o envio para testemunhar o Evangelho da Paz. A arte mostra a Igreja, Povo de Deus, formada por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e etnias.
Nesta ciranda aberta, todos irmãos e irmãs são convidados por Cristo a comunicar o Evangelho da Paz no mundo cinza e sem vida. É a Igreja em saída, ad gentes, enviada a testemunhar a alegria do Evangelho em todo o mundo. O povo traz a Palavra de Deus, fonte da missão. As cores missionárias recordam a dimensão universal da missão. A arte é uma criação do Ateliê15.
Pelo segundo ano, o cartaz e outros materiais da Campanha trazem o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para o cartaz é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução

 

Novena

O livrinho da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações. Inclui a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões e vem acompanhada de um DVD. É um dos principais subsídios para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Destacam-se testemunhos, de missionários e missionárias, que testemunham e anunciam o Evangelho da Paz em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Clique aqui para baixar a Novena

 

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena.

“Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequenos” (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Essas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenaspreparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons dados por Deus, para melhor servir aos outros”, diz o papa.

Confira aqui a íntegra da Mensagem do papa

 

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 20 e 21). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Clique aqui para baixar o Envelope

 

Orações dos fiéis

As orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.

Clique aqui para baixar as orações dos fiéis

DVD

A Novena Missionária vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos missionários que testemunham o Evangelho da Paz em diversos contextos da missão. Produzido pela Verbo Filmes e organizado pelas POM, o DVD contém nove capítulos, um para cada dia da Novena. Pode ser utilizado nas reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.

 

Assista aos vídeos da Campanha Missionária de 2018:

 

 

 

Como chega o dinheiro das ofertas às Missões?

1. No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da Coleta para as missões.

2. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.

3. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF).

4. No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional.

5. A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são:
– Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização;
– Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as);
– Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão;
– Meios de comunicação social e de transportes;
– Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas;
– Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais;
– Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos;
– Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.

São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

6. Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão.

 

Mês Missionário

O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 21). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

A cooperação missionária

A missão é de Deus pela qual somos chamados a colaborar. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (LG 5). Não podemos fugir dessa responsabilidade. Assim, “todas as Igrejas particulares, todas as Instituições e Associações eclesiais e cada cristão membro da Igreja têm o dever de colaborar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra” (CMi 1).

Ao cumprir o mandado de Jesus, nem todos os cristãos deixam a sua terra para servir nas missões além-fronteiras. Em nossas comunidades na Igreja local, são apenas alguns os missionários e missionárias que partem. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal.

A cooperação missionária promove a participação do Povo de Deus na missão universal. A missão por sua natureza é sempre um serviço de partilha, comunhão e solidariedade. Esta participação se realiza de três formas: 1) pela oração, sacrifício e testemunho de vida, que acompanham os passos dos missionários e das missionárias, mundo afora; 2) por meio da ajuda material dos projetos missionários: “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7); e principalmente, 3) colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. Sem missionários e missionárias não há missão.

 

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias

5º Seminário Igreja e Bens Culturais: 22 a 25 de outubro

Refletir sobre a salvaguarda, conservação e preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico e religioso da Igreja, é um dos objetivos do 5º Seminário Igreja e Bens Culturais – evangelização e preservação,que será realizado nos dias 22 a 25 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

O Seminário é organizado pela Comissão de Bens Culturais da Igreja da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) em parceria com PUC Minas.

O 5º Seminário Igreja e Bens Culturais pretende reunir bispos, padres, religiosos(as), arquitetos, arquivistas, bibliotecários, restauradores, pesquisadores e estudantes em um espaço para debates, palestras, exposições de temas como direito patrimonial cultural, técnicas de conservação  e restauração de bens moveis e bens imóveis, captação de recursos além de visitas guiadas à Igreja de São José, em Belo Horizonte, e ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Local do evento
PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico
Prédio 43 – Auditório 03
Av. Dom José Gaspar, 500 Campus Coração Eucarístico – Belo Horizonte (MG)

Hospedagem 
Casa de Retiros São José
Av. Itaú, 475 Dom Bosco – Belo Horizonte (MG) – (31)3411-5040

Investimento
R$ 200,00 até 30 de setembro
R$ 230,00 até 10 de outubro
R$115,00 para estudantes e seminaristas

Inscrições: www.cnbbleste2.org.br
(O pagamento da taxa deve ser realizado por meio do boleto bancário, gerado no ato da inscrição pelo site da CNBB – Regional Leste 2).

O evento será certificado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas e pelo Regional Leste 2 da CNBB.

Confira a programação do 5º Seminário Igreja e Bens Culturais, clique aqui.

 

Outras informações:
www.cnbbleste2.org.br
(31) 3224-2434 / (31)3224-0017
comunicacao@cnbbleste2.org.br