Arquivos

Inicia-se amanhã dia 26 de junho, a Festa da Paróquia de Vila Pavão

É com imensa alegria, que a Paróquia São Pedro – Vila Pavão através de seu pároco Padre Celso Alves de Novais e seus paroquianos convidam a todos, para vivenciar a Grande Festa em honra a seu padroeiro São Pedro.

Os festejos iniciam com o tríduo nos dias 26, 27 e 28 de junho. Cada dia haverá um tema específico, com a presença de alguns padres de nossa Diocese.

No dia 29, as 24 comunidades que compõem a Paróquia, juntamente com seus santos padroeiros, se concentrarão no patrimônio de Todos os Santos, às 08 horas, de onde sairão em carreata até a Igreja Matriz. A imagem de São Pedro seguirá lado-a-lado à imagem do glorioso São Mateus, vivenciando também os 60 anos de nossa Diocese. Neste dia a Santa Missa será presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal´Bó, às 10 horas.

Nos dias 30 de junho e 1° de julho, os festejos continuam… Convide sua família! Participe deste momento de fé, gratidão a Deus e devoção a São Pedro.

Confira a programação da festa.

Paróquia de Braço do Rio celebrará o dia do seu padroeiro

A Paróquia São João Batista – Braço do Rio, no seu terceiro ano de criação, celebrará no dia 24 de junho, a Solenidade do seu padroeiro, São João Batista. O Novenário começou no dia 15 de junho, contando com a presença de padres das paróquias vizinhas. No pátio da Matriz, após as celebrações, fiéis saboreiam comidas típicas e várias brincadeiras, além é claro, das quadrilhas da juventude, das famílias, do povo e da catequese.

No domingo, dia 24 de junho, a festa terá início às 9h da manhã, com procissão saindo da comunidade São Jorge,  com acolhida das comunidades e das imagens dos seus santos padroeiros. Na Igreja Matriz, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, presidirá a Eucaristia.

Após a missa, haverá confraternização com almoço comunitário, quadrilha da catequese e show com a Banda Efeito Corona.

Para mais informações da festa, acesse o site da paróquia neste link. www.paroquiasaojoaobatista.org

São João Batista, rogai por nós!

Mais de 100 ministros são instituídos por Dom Paulo na Paróquia de Vila Valério

No dia 17 de junho de 2018, a paróquia de Vila Valério, esteve em festa, por receber Novos Ministros Extraordinários da Eucaristia, mais de cem pessoas que se dispuseram a servir em nossa Igreja. Momento ímpar, com a presença das 34 comunidades  que compõem a paróquia; presença do pároco Enizael de Souza Soares, do Seminarista estagiário Dener Evangelista Barbosa e a satisfação de estar com nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Bosi Dal’ Bó, que realizou com muito carinho, emoção e fé o Rito para o sagrado ministério.

A Matriz de Vila Valério, ficou cheia de pessoas, que também vieram prestigiar o momento e acolher nosso pastor, que conforme a liturgia veio falar das boas sementes, para propagar Jesus Cristo, a semente do amor. Foi uma celebração linda e especial, encerrando com Dom Paulo cantando juntamente com os fiéis, cujos corações se fortaleceram na fé no Cristo Ressuscitado, razão de uma Igreja que se fortalece na vida nova em Cristo.

Tudo começa na semente boa lançada na terra fértil, que brota e faz florescer na medida do nosso amor na família e na comunidade.

clique nas fotos para ver em galeria.

 

 

Paróquia de Braço do Rio realiza Caminhada pela Paz e Superação da Violência

A Paróquia São João Batista, Braço do Rio, município de Conceição da Barra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra e as Secretarias de Educação, Cultura, Assistência Social e outros segmentos, juntamente com os alunos, pais, professores, grupo teatral de Itaúnas, realizaram a “CAMINHADA PELA PAZ E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA”, como nos sugere a reflexão da Campanha da Fraternidade deste ano de 2018.

A caminhada saiu da  comunidade São Jorge e percorreu as ruas do Distrito do Braço do Rio até a Praça da Matriz São João Batista. Cantando, rezando e refletindo sobre os dados que assolam a Paz no município e no mundo. É urgente pensarmos na PAZ, para juntos construirmos caminhos que possibilitem a salvação da PESSOA HUMANA, enquanto filhos de DEUS e cidadãos e cidadãs com direitos constituídos para viverem uma VIDA PLENA como JESUS CRISTO nos garantiu.

Que a PAZ comece dentro de cada coração, dentro de cada lar para ser refletida no trabalho, na sociedade, em nosso País e no mundo. A Salvação é para TODOS. O AMOR DE DEUS É PARA TODOS! DEUS É A PAZ!

Neste contexto a Comunidade Católica de Braço do Rio expressa aqui GRATIDÃO a todos que caminharam conosco. Juntos pela PAZ !!!

Para ver todas fotos da caminhada, acesse a página do Facebook da paróquia pelo link abaixo.

Fotos da Caminhada pela Paz e Superação da Violência.

Acontecerá em Dublin, na Irlanda, o 9º Encontro Mundial das Famílias

Daqui há pouco mais de dois meses Dublin, na Irlanda, vai sediar o 9º Encontro Mundial das Famílias. O evento que acontece de 22 a 26 de agosto terá como tema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.

“A família é para o papa Francisco e é para todos nós um dom, um motivo de grande alegria e é também uma boa, destaca o bispo da Diocese de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa.

O Encontro Mundial das Famílias foi idealizado pelo papa São João Paulo II em 1992 e acontece a cada três anos. O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.

Estão sendo esperados em torno de 15 a 20 mil participantes do mundo inteiro porque esse encontro tem uma grande repercussão na Igreja e nas famílias do mundo inteiro pois é um tema amplo que será trabalhado em diversas palestras, seminários e oficinas de trabalho em diversos idiomas.

Para dom João Bosco este encontro deverá trazer reflexões que haverão de ser trabalhadas depois nas diversas Conferências Episcopais, nos diversos regionais, nas dioceses e paróquias e comunidades de forma muito rica.

O papa Francisco em carta enviada ao cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida diz: “Na verdade, desejo que as famílias tenham um modo de aprofundar a sua reflexão e a partilha do conteúdo da Exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”.

No Brasil, a Igreja já vem se preparando desde que o tema do encontro e algumas indicações do que seria importante refletir foi divulgado pelo Vaticano. A temática foi assunto da Semana Nacional da Família, das publicações como a Hora da Família e também da revista Vida e Família da CNBB. Além disso, também foi debatido nos encontros dos regionais da Pastoral Familiar no Brasil.

” A gente sabe que o tema é muito amplo, a família sempre volta nos discursos do papa Francisco de modo que isso enriquece profundamente a preparação de todos para este evento”, ressalta dom Bosco.

Do Brasil, além das famílias que se inscreveram, estarão presentes o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o assessor nacional da comissão, padre Jorge Alves Filho e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz Zilfredo Stolf e Carmen Rodrigues Stolf.

Os fiéis que participarem do encontro receberão do papa Francisco o dom da indulgência. O decreto divulgado pela Penitenciaria Apostólica explica que que a indulgência plenária será concedida “às condições usuais (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações de acordo com as intenções do Santo Padre) aos fiéis que, com a alma desapegada de qualquer pecado, participarão devotadamente de alguma função ‘durante o Encontro’”, na presença do Papa.

Segundo o documento, os fiéis que não puderem participar do evento também poderão obter a indulgência nas condições citadas se, “espiritualmente unidos aos fiéis presentes em Dublin, recitarem o Pai Nosso, o Credo e outras orações devocionais para invocar da Divina Misericórdia os propósitos indicados acima, especialmente quando as palavras do Pontífice forem transmitidas na televisão e no rádio”.

O Encontro Mundial das Famílias de 2018 terá exposições, eventos culturais e concertos por toda a cidade, além de ações solidárias. No dia 26 de agosto, haverá uma Missa Solene presidida pelo papa Francisco, no Phoenix Park.

Fonte: CNBB

Participe da Festa da Paróquia de Santo Antônio

Neste dia 13 de junho, a Igreja celebra a festa de um de seus santos mais populares, Santo Antônio. Natural de Lisboa e, de família nobre, abandonou uma vida abastada para se consagrar a Deus. Depois de ter sido Cônego Regular Agostiniano, tornou-se franciscano.

Chamado de santo casamenteiro, protetor dos pobres, foi um grande  pregador do Evangelho. O seu trabalho com os mais necessitados e os milagres atribuídos à sua intercessão, foram essenciais para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. Em nossa diocese, a Paróquia dedicada ao Santo fica na cidade de São Mateus e terá Santa Missa solene presidida por nosso bispo diocesano às 19h desta terça.

Os festejos da Paróquia poderão ser acompanhados também pelas transmissões via Rádio Kairós e Facebook da Diocese de São Mateus.

Diocese de São Mateus realiza romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde

Neste domingo, 10 de junho, nosso bispo diocesano dom Paulo, completou 18 anos de Ordenação Presbiteral. Juntamente com vários fiéis da diocese, ele aproveitou para acompanhar uma romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde na Diocese de Colatina.

Às 8h30min da manhã de hoje, presidiu a Eucaristia no Santuário, que fica em Ibiraçu. Estiveram presentes fiéis das paróquias de Guriri, Santo Antônio e São Mateus. Em tempo, agradecemos a Deus por seu serviço e desejamos ao nosso querido bispo um ministério cada vez mais fecundo no amor e na doação. Parabéns!

clique nas fotos para ver em galeria.

Diocese de São Mateus realiza nova etapa do acompanhamento vocacional

Neste fim de semana, dias 09 e 10 de junho, os jovens vocacionados se encontraram para mais uma etapa do acompanhamento vocacional. Este foi o terceiro encontro deste ano de 2018, e dele participaram 24 jovens. Em etapas sucessivas, os encontros, que são organizados pela equipe vocacional dos nossos seminários, tem o objetivo de conduzir os jovens a um discernimento mais aprofundado de sua vocação, e ajudá-los na resposta a este chamado que sentem.

Nosso bispo, Dom Paulo, esteve em um momento com os jovens manifestando-lhes a sua alegria pela presença de todos, que neste ano ganha um sentido especial com a comemoração dos 60 anos de nossa diocese, pois responde à proposta de alcançar em 60 o número de vocacionados, entre seminaristas e jovens, rapazes e moças, acompanhados pela diocese e congregações.

No domingo, dia 10, pe. Marcos Sthingel presidiu a Santa Missa, junto aos padres Elder e Vagner, transmitindo aos jovens uma mensagem de animação vocacional.

Continuemos em oração por cada um destes jovens, e rezemos ainda ao “Senhor da messe e Pastor do rebanho” a fim de que continue a suscitar no coração de muitos dos outros jovens o desejo de responder, com generosidade, a este chamado, seja à vocação sacerdotal, seja à vocação à vida religiosa consagrada.

Papa: as redes sociais são um espaço de encontro e solidariedade

O Papa Francisco, em O Vídeo do Papa de junho, afirma que as redes sociais são uma oportunidade de encontro e solidariedade, mas adverte que devem ser usadas respeitando a dignidade dos outros. Ele também enfatiza a importância de construir uma cidadania na rede como um lugar rico em humanidade.

“Peçamos juntos para que as redes sociais não anulem a própria personalidade, mas que favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença”, diz o Papa. “A Internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade”, acrescentou.

No mundo, atualmente existem 3.196 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, que representam 42% da população mundial. Entre as regiões onde tem uma maior concentração, destacam-se América do Norte, com 70% de usuários ativos em relação à população; o norte de Europa, com 66%; a Ásia Oriental, com 64%; e a América do Sul, com 63%.

“Aproveitemos as possibilidades de encontro e de solidariedade que as redes sociais oferecem”, pediu Francisco. “Vamos construir uma verdadeira cidadania na rede e que a rede digital não seja um lugar de alienação”, acrescentou.

Forania Mineira realiza visita à cidade de São Mateus

Assim como a Forania Capixaba, a Forania Mineira visitou pontos de relevância histórica para nossa diocese na cidade de São Mateus neste sábado, 02 de junho.

Os fiéis das Paroquias Nossa Senhora das Dores (Mantenópolis), São Francisco de Assis (Barra de São Francisco), São José (Alto Rio Novo), São José Operário (Ecoporanga) e Senhor Bom Jesus (Água Doce do Norte) visitaram a Antiga Catedral, a Igreja São Benedito, a Igreja Velha, o Porto e participaram de Santa Missa presidida por Dom Paulo na Catedral.

As visitas estão inseridas dentro da programação do Ano Jubilar em que nossa diocese celebra 60 anos de instalação e visa aproximar as comunidades da sede diocesana.

As Foranias Baiana e Praiana, farão as visitas nos dias 07 de julho e 04 de agosto, respectivamente, e espera-se a repetição da participação expressiva do povo santo de Deus também nestas datas.

clique em alguma foto para ver em galeria.