Menu

CF 2024: Fraternidade e Amizade Social – “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)

Escrito por: Cosme da Rocha – Seminarista Estagiário

A Campanha da Fraternidade de 2024 nos exorta a uma reflexão sobre a ideia da Amizade Social a partir da Carta Encíclica Fratelli Tutti (2020) do Papa Francisco, frente a um mundo cada vez mais insensível, intolerante, incapaz de dialogar e escutar o próximo. A Quaresma sempre é um tempo oportuno para vivermos o que Jesus nos pede: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). De fato, a CF nos ajuda de forma concreta a vermos se nossas práticas quaresmais (esmola, oração e jejum; cf. Mt 6,1-6.16-18) acontecem na vida, nas suas mais diversas situações, caso contrário seremos semelhantes aos fariseus e doutores da Lei que falavam, mas não cumpriam a Lei de Deus. Colocavam fardos pesados nos ombros do povo e fingiam algo inexistente em suas existências. Somos frágeis, precisamos enxergar a “trave” de nossos olhos antes de condenar o outro. Portanto, a CF não “substitui” a Quaresma, e sim, colabora em nossa conversão.

A CF nos convida “a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço” (FT, n.1) e nos ensina a sermos solidários e compassivos, mais servidores e disponíveis, pois mesmo sabendo que Deus nos fez todos irmãos e irmãs, muitos são aqueles ainda que assim como Caim dizem “acaso sou guarda do meu irmão?” (cf. Gn 4,9), isto é, são insensíveis, invejosos e maldizem a beleza da criação feita por Deus: o ser humano! Quantas vidas que se vão, vítimas da intolerância, preconceitos, fome, guerras, injustiças… É preciso resgatar nas consciências das pessoas que na pluralidade acontece a unidade e não divisões. A Palavra de Deus elenca exemplos de amizade e cuidado com a vida: Rute e Noemi; Paulo, Onésimo e Filêmon, que nos interpelam a cada dia a vivermos esta amizade desejada pelo próprio Cristo. A fraternidade está no coração do Evangelho e no próprio mistério da Trindade, pois fomos criados à imagem dessa comunhão divina, para não nos salvarmos sozinhos, mas em comunidade.

Que a CF 2024 nos ajude a ver a vida com misericórdia, a sermos iluminados pela Palavra de Deus nos guiando para uma cultura da compaixão e a agir para a construção de pontes que gerem esperança, alegria e paz em tantas realidades divididas pela tristeza e falta de amor. Alargar o espaço do nosso coração: eis o tempo favorável! Eis o tempo de conversão! Seja este o tempo propício!

REFERÊNCIAS

BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 1991.

CNBB. Campanha da Fraternidade 2024: Texto-base. Brasília, Edições CNBB, 2023.

Veja mais